Continua após publicidade

Roteiro da semana: os destaques das exposições em cartaz

Anita Malfatti e os 100 anos da arte moderna é ponto alto entre as exposições da cidade

Por Julia Flamingo
14 fev 2017, 17h02
"Meu Irmão Alexandre", foi feito em 1914 por Anita Malfatti
“Meu Irmão Alexandre”, foi feito em 1914 por Anita Malfatti (Leonardo Crescenti)

A arte moderna está completando 100 anos. Para comemorar uma das mais emblemáticas manifestações artísticas do país, o MAM preparou uma bela – e imperdível – exposição de Anita Malfatti. Mas, há sempre espaço para a arte contemporânea na capital: instalação de André Komatsu no Red Bull Station e o festival de jovens artistas no Instituto Tomie Ohtake mostram que os nomes contemporâneos – assim como os modernos – não estão para brincadeira.

Anita Malfatti, no MAM

Depois de estudar em Berlim e Nova York, no período entre 1910 e 1916, Anita Malfatti (1889-1964) chegou a São Paulo pronta para questionar a arte acadêmica, tão apreciada por aqui. O contato com os expressionistas europeus foi o ponto de partida para sua mostra de estreia, em 1917 – a primeira exposição de arte moderna do país. o evento completa seu centenário e a artista paulistana ganha uma retrospectiva no MAM. “A ideia é apresentar uma Anita múltipla”, conta a curadora Regina Teixeira de Barros. Anita Malfatti: 100 Anos de Arte Moderna tem quadros produzidos nos Estados Unidos, durante a fase da Semana de Arte Moderna de 1922 e em paris, onde morou a partir de 1923. Até 30 de abril.

Ventiladores desmancham as pilhas de papel (Foto: Felipe Gabriel/Red Bull Content Poll)
Ventiladores desmancham as pilhas de papel (Foto: Felipe Gabriel/Red Bull Content Poll) (Red Bull Felipe Gabriel / Red Bull Content Pool)

Instalação de André Komatsu, no Red Bull Station

Centenas de papéis cobrem o chão da galeria principal do Red Bull Station. De tempos em tempos, ventiladores fazem as folhas de sulfite voar pelos ares. Na instalação Construção de Valores, do artista André Komatsu, mais de 700 000 cópias empilhadas em 62 colunas carregam imagens, publicadas atualmente na imprensa, de políticos, acidentes ambientais, terrorismo e guerra. Em outras pilhas, os impressos trazem verbetes tirados do dicionário com palavras como linguagem, segurança e poder. Desestabilizados pelo vento, os pilares desmoronam — assim como cada um dos valores ali representados. Vale a visita pela união impecável entre estética e conceito na obra. Até 4 de março.

Clique de Fred Astaire: a coleção de fotos veio de Londres (Foto: John Miehle/John Kobal Foundation)
Clique de Fred Astaire: a coleção de fotos veio de Londres (Foto: John Miehle/John Kobal Foundation) (John Miehle/John Kobal Foundation)

Ícones de Hollywood, no Espaço Cultural Porto Seguro

Continua após a publicidade

Cerca de 160 imagens de astros do cinema americano clicadas por mais de trinta fotógrafos estão reunidas na mostra. Emprestada pela Fundação John Kobal, sediada em Londres, a coleção também reúne retratos de personalidades do cinema mudo, como Charlie Chaplin e Mary Pickford, e de lendas como Marlon Brando, Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Até 16 de abril.

Arte Atual, no Instituto Tomie Ohtake

Voltado para jovens artistas, o projeto anual reúne vídeos, fotos e performances de Lia Chaia, João Castilho e Jorge Soledar a partir das 20h de quarta (15). No mesmo dia, haverá abertura da individual do checo Jirí Kolár, com um conjunto de setenta colagens.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.