Passeios culturais para fazer pelo Bom Retiro

Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, Pinacoteca e Museu de Arte Sacra são boas opções para curtir no bairro

O que já foi no século 19 um bairro de chácaras e sítios frequentado como uma espécie de retiro de fim de semana pela população rica da cidade, hoje é uma região essencialmente comercial. O Bom Retiro atrai a população que busca verdadeiras pechinchas pelas centenas de lojas espalhadas por todos os cantos. Muitos desses frequentadores acabam deixando de lado a vida cultural da área, mas esquecem que o local é rico também em boas atrações.

Batendo perna por lá, é possível conhecer o Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Luz, a Pinacoteca e o Parque da Luz de uma só vez, já que todos estão no mesmo quarteirão. Bem próximo estão o Museu de Arte Sacra e o Mosteiro da Luz. A região é ótima oportunidade de conhecer de perto um pouco da história da cidade.

Confira os passeios culturais do Bom Retiro:

1/7
O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e […] ( / Museu da Língua Portuguesa)
2/7
Primeira a ser criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1986, trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, cinema, dança, design, fotografia, literatura, música, rádio, teatro e vídeo. Além das oficinas, há uma programação de seminários e núcleos de produção. ( / Oficina Cultural Oswald de Andrade)
3/7
Cento e trinta trabalhos compõem a mostra permanente do museu. O espaço exibe ainda o famoso conjunto napolitano do século XVIII, doado pelo industrial e colecionador Ciccillo Matarazzo (1899-1977). Com o intuito de formar um museu exclusivamente de presépios, Matarazzo trouxe a suntuosa montagem ao país após uma viagem à Europa em 1949. Com 1.600 […] ( / Museu de Arte Sacra)
5/7
Café da Pinacoteca (Marcelo Andrade / Pinacoteca de São Paulo)
7/7
Mosteiro da Luz (Jair Magri / Mosteiro da Luz)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s