Confira a programação do 12º Panorama Sesi de Dança

Festival apresenta onze espetáculos de dez companhias nacionais e internacionais

Até o dia 16, a 12ª edição do Panorama SESI-SP de Dança traz onze espetáculos de dez companhias nacionais e internacionais. Sob a curadoria de Ana Francisca Ponzio, as apresentações do evento ocorrem no Teatro do Sesi (com exceção de Baderna) e são gratuitas.

Entre os destaques do Panorama estão o grupo alemão Cia. Toula Limnaios, a suíça Joëlle Bouvier, o francês Mourad Merzouki, o brasileiro radicado na Bélgica Claudio Bernardo, o coreógrafo e dançarino Luis Ferron (que mostra dois espetáculos), e a Cia. Gira Dança, que é formada por bailarinos com deficiências físicas.

Confira a programação completa do Panorama SESI-SP de Dança:

Dias 05 e 06/12/2012

Correria Agwa

Inédita no Brasil, Correria Agwa é uma produção criada pelo coreógrafo francês Mourad Merzouki em 2009, para as comemorações do Ano do Brasil na França. Conhecido por trazer ao palco a dança de rua, Merzouki apresenta o espetáculo com elenco de onze bailarinos brasileiros, muitos deles vindos de favelas cariocas.

 

Dia 07/12/2012

Caprichosa voz que vem do Pensamento

Encontro entre Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho, o espetáculo mistura dança, literatura, teatro, circo, rádio-teatro, mágica, pintura em apresentação para uma bailarina e um pianista-performer.

 

Dias 08 e 09/12/2012

Wut

O grupo alemão Cia. Toula Limnaios sobe ao palco com Wut, que significa raiva em alemão. A coreografia, que fala sobre choque e protesto, estreou em Berlim no final de novembro.

 

Dia 12/12/2012

Lunaris

Panorama Sesi de Dança Emilie Sugai

Panorama Sesi de Dança Emilie Sugai

Inspirado na poesia zen-budista de Matsuó-Bachô (1644-1694), o espetáculo da coreógrafa Emile Sugai cria uma interface de comunicação artística entre a linguagem do corpo e a imagem da luz.

 

Obrigado por vir

Panorama Sesi de Dança Obrigada por vir

Panorama Sesi de Dança Obrigada por vir

No palco, cinco pessoas fazem reflexões sobre o agradecimento. A criação da Cia. Key & Zetta estreou no Panorama SESI de Dança 2005 e, agora, sete anos depois, ganha um novo olhar do grupo dirigido pela dupla de coreógrafos Key Sawao e Ricardo Iazzetta.

 

Dia 13/12/2012

Identificazione di una Donna

Panorama Sesi de Dança Claudio Bernardo

Panorama Sesi de Dança Claudio Bernardo

Do coreógrafo nascido em Fortaleza (CE) e radicado na Bélgica, Claudio Bernardo, o espetáculo surgiu da vontade de remontar um solo da bailarina e coréografa Roxanne Huilmand. Mas a parceria não deu certo, pois ela decidiu se aposentar. Sem sua musa, Bernardo resolveu incluir na concepção do projeto uma série de questões sobre o ato de criar e a própria existência do artista.

 

Avà, o Homem que Caminha

O trabalho da coreógrafa suíça Joëlle Bouvier tem como referências as fotos de Sebastião Salgado sobre o garimpo de Serra Pelada e os poemas de Fernando Pessoa. A essas inspirações iniciais somaram-se os relatos das histórias de vida dos bailarinos da Cia. Sociedade Masculina, grupo paulistano de dança formado exclusivamente por homens e dirigido por Anselmo Zolla e Vera Lafer.

 

Dia 14/12/2012

Boca do Lobo

Os coreógrafos cariocas Renato Vieira e Bruno Cezario assinam o espetáculo da Renato Vieira Companhia de Dança. O tema são as situações de risco. Em movimento, o assunto é explorado numa interligação entre dança, artes plásticas e moda.

 

Dia 15/12/2012

Sapatos Brancos

Panorama Sesi de Dança Sapatos Brancos

Panorama Sesi de Dança Sapatos Brancos

Um dos espetáculos do coreógrafo paulista Paulo Luis Ferron já apresentados no Panorama, Sapatos Brancos investiga questões que envolvem tradições do carnaval paulistano, suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança do mestre-sala e da porta-bandeira.

 

Dia 16/12/2012

Sobre Todas as Coisas

Formada por bailarinos com deficiências físicas, a Cia. Gira Dança, de Natal (RN), consegue transcender os limites do corpo e abrir novas possibilidades para a linguagem da dança.  Sob direção artística de Anderson Leão, o grupo apresenta o espetáculo concebido e coreografado por Mário Nascimento, que levanta questões sobre a condição humana e suas fragilidades.

 

Baderna

Panorama Sesi de Dança Baderna

Panorama Sesi de Dança Baderna

A segunda criação assinada por Paulo Luis Ferron foi concebida como uma instalação coreográfica e sonora e, por isso, será apresentada na Esplanada do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. Baderna é inspirada em rituais afro-brasileiros.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s