Operários participam de ateliês de arte em canteiros de obra

Exposição sobre o projeto abre nesta quarta (15), na Santa Ifigênia

Organização Mestres da Obra promove ateliês em canteiros há 17 anos (Reprodução/Facebook)

Organização Mestres da Obra: fazendo ateliês em canteiros há dezessete anos (Reprodução/Facebook)

Difícil imaginar o ambiente caótico em que vivem operários da construção civil, escondidos atrás de tapumes nos canteiros de obra. Na mostra Biografias, os rostos e as histórias de alguns desses trabalhadores se tornam protagonistas. Com abertura nesta quarta (15), às 20h, no novíssimo Teatro Container da Cia. Mungunzá, na Santa Ifigênia, a exposição reúne fotos, vídeos e instalações feitas em canteiros de Juazeiro do Norte, no Ceará, e São Gabriel, no Rio Grande do Sul.

Ateliês de música, pintura, colagem e dança são realizados toda semana (Foto: Bianca Salay)

Ateliês de música, pintura, colagem e dança são realizados toda semana (Foto: Bianca Salay)

Essa é só uma palhinha do trabalho que o projeto Mestres da Obra vem fazendo nos últimos dezessete anos. Comandada pelo arquiteto Arthur Pugliese, a organização monta ateliês de arte dentro dos canteiros de obra. Os operários são convidados a participar de aulas semanais ou quinzenais que iniciam como rodas de conversa. De pouco a pouco, o grupo começa a colocar a mão na massa: no lugar de concreto e ferramentas, eles passam a segurar tintas e pincéis.

Operários que participam dos ateliês terão suas histórias contadas em mostra (Reprodução/Facebook)

Operários participando dos ateliês: histórias contadas em mostra (Reprodução/Facebook)

Ao final das oficinas (quando a construção está prestes a ficar pronta), a equipe prepara uma exposição com trabalhos produzidos ali. “Derrubamos o tapume e mostramos quem são essas pessoas”, conta Arthur Pugliese, fundador da organização. Arquiteto, ele trabalhou durante anos em uma construtora, convivendo com operários que encaravam o mesmo trabalho massivo diariamente. Hoje, ele faz cerca de sete ateliês dentro de canteiros por ano, custeado pelas próprias construtoras e por outros apoiadores da iniciativa.

Teatro Container da Cia. Mungunzá. Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, 97632-7852. Quarta a domingo, 10h às 17h. Até 5 de março.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s