O mapa do verão: restaurantes e cafés

Casas de menu italiano, peruano e de fusão de várias culinárias surgem para fazer companhia a endereços clássicos

 

Acqua, Camburi

Mais do que os pratos que saem da cozinha no capricho (caso da massa com camarões e alho-poró), chama atenção a bela vista, que se estende até o fim da praia.

Estrada do Camburi, 2000, Tel.: (12) 3865-1866. 13h/0h (sex. e sáb. até 1h).

+ O mapa do verão: as melhores atrações no litoral

Azul Marinho, Camburi (NOVO!)

Recém-inaugurado para a temporada, serve pratos clássicos da culinária caiçara, caso do azul marinho, peixe acompanhado de banana-verde e farofa.

Nau Royal Hotel. Estrada do Camburi, 1057, Tel.: (12) 3865-4486. 13h/23h.

 

Cantinho da Lagoa, Ubatuba

Eis uma barraca de praia que prepara refeições que poderiam ser servidas nos melhores restaurantes do litoral. Exemplo? Lulas e camarões grelhados ao molho de vinho branco, acompanhados de saladinha de pupunha.

Alameda Quatro, s/nº, Praia de Prumirim, Tel.: (12) 9715-1193. 9h/20h.

+ O mapa do verão: hospedagens de charme

+ O mapa do verão: esportes náuticos

 

Francisco Gastronomia e Cultura, Ubatuba (NOVO!)

A casa, já famosa em São Bernardo do Campo, acaba de abrir uma charmosa filial em Ubatuba, com as mesmas receitas caprichadas da matriz. São famosos os pratos de frutos do mar, caso dos camarões servidos com batatas gratinadas, e as receitas de risoto (tem de limão-siciliano, de abóbora com lascas de amêndoas, de aspargos, de cebolas caramelizadas…).

Avenida Milton de Holanda Maia, 160, Itaguá, Tel.: (12) 3833-6854. 14h/23h.

Guaiaó, Santos (NOVO!)

Antes de abrir o endereço, o chef Andre Ahn trabalhou em restaurantes como o dinamarquês Noma, número 1 do mundo segundo o ranking 50 Best, da revista inglesa Restaurant, e o D.O.M., de Alex Atala. Suas criações contemporâneas privilegiam ingredientes brasileiros. Entre as receitas, vieiras em azeite de castanhas com creme de cará e confit de pato servido com cuscuz aromatizado com pequi.

Rua Dom Lara, 65, Boqueirão, Tel.: (13) 3877-5379. 19h30/23h (sex. e sáb. até 0h; fecha dom. e seg.). www.guaiao.com.br.

 

Manacá, Camburizinho

Clássico dos clássicos, o restaurante do chef Edinho Engel segue entre os melhores, mesmo com o dono distante (hoje ele mora em Salvador). A entrada, triunfal, se dá por uma passarela de madeira elevada em um bonito jardim. O levíssimo nhoque de semolina com creme de gorgonzola e pistache é imperdível.

Rua do Manacá, 102, Tel.: (12) 3865-1566. 13h/23h. www.restaurantemanaca.com.br.

 

Marakuthai, Ilhabela

Decorada com peças de antiquário e de camarote para o mar, a primeira casa da chef Renata Vanzetto serve ótimas receitas de sotaque tailandês, caso das tirinhas de filé ao curry vermelho com arroz de jasmim.

Avenida Força Expedicionária Brasileira, 495, loja 1, Saco do Indaiá, Tel.: (12) 3896-5874. 20h/0h30 (qui. a sáb.; até 13 de janeiro, funciona todos os dias). www.marakuthai.com.br.

 

MeGusta, Ilhabela (NOVO!)

Criada na ilha, a chef Renata Vanzetto acaba de estender seus domínios culinários por lá, desta vez em uma charmosa casa antiga, com vigas e tijolos aparentes. Os sabores peruanos reinam soberanos, seja no menu especializado em ceviches, seja na carta de bebidas, que serve diversas drinques à base de pisco: tem caipirinha, mojito e sangria. O clima de bar, com luz de velas, estende-se até a madrugada, com — tima moesica.

Avenida Pedro Paulo de Moraes, 690, Tel.: (12) 3896-1328. 20h/2h. www.megustacevicheepisco.com.br.

 

Oca, Santos (NOVO!)

Inaugurado neste ano, o restaurante se prepara para encarar o seu primeiro verão com um menu extenso de centenas de opções que contemplam de carnes e massas a peixes e frutos do mar. As sobremesas são igualmente variadas, mas merecem destaque as tapiocas, que podem ser recheadas com a tradicional combinação de leite condensado e coco, entre outros sabores.

Rua Azevedo Sodré, 155, Gonzaga, Tel.: (13) 3302-3133. 11h30/15h e 19h/23h (seg. e ter. só almoço; sáb. almoço até 16h; fecha dom.).

 

Thai, Guarujá

A inspiração, ao contrário do que o nome pode fazer supor, não vem apenas da Tailândia, mas de uma gama mais ampla de países do Sudeste Asiático há também receitas vietnamitas e indonésias, por exemplo. Espere pratos picantes, agridoces e cremosos. O ambiente, todo de madeira, abre-se para a Praia da Enseada e fica concorridíssimo no auge da temporada.

Casa Grande Hotel. Avenida Miguel Stéfano, 1001, Enseada, Tel.: (13) 3389-4000. 19h/3h (sáb. até 0h). www.casagrandehotel.com.br.

 

  • PAUSA PARA O CAFEZINHO

Bebidas bem tiradas, ambientes moderninhos, guloseimas divinas para acompanhar e até baristas de plantão. Sim, tudo isso na praia

Capa Ed. 2302 - O Mapa do Verão - Canelle Gastrobar em Ubatuba

Capa Ed. 2302 – O Mapa do Verão – Canelle Gastrobar em Ubatuba

Atmosfera Café, Ubatuba (NOVO!)

A carta de drinques à base de café fica escrita à mão na lousa sobre o balcão. São delícias como o expresso com sorvete de creme e canela. A casa tem uma agradável área externa.

Avenida Leovegildo Dias Vieira, 378, Itaguá, Tel.: (12) 3836-1697. 15h/22h (sex. e sáb. até 23h).


Capa Ed. 2302 - O Mapa do Verão -  Atmosfera Café em Ubatuba

Capa Ed. 2302 – O Mapa do Verão – Atmosfera Café em Ubatuba

 

Cafeteria do Museu, Santos

Depois de se aprofundar na história da bebida, a pedida é provar receitas como o café glamour, que leva expresso, os licores Frangelico e Bailey’s e chantili. Para  acompanhar, há sanduíches variados.

Museu do Café. Rua Quinze de Novembro, 95, centro, Tel.: (13) 3219-7069. 9h/18h (dom. a partir das 10h). ww.museudocafe.com.br/cafeteria/cafeteria.asp.

 

Cannelle Gastrobar, Ubatuba (NOVO!)

O café coado na hora é um charme e vem acompanhado de brigadeiro. O menu inclui ainda salgados e tortas, além de 25 tipos de cerveja.

Avenida Guarani, 240, centro, Tel.: (12) 3833-8921. 16h/2h (dom. 8h/20h; fecha ter.).

 

+ O mapa do verão: baladas

+ O mapa do verão: mordomias no litoral

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s