Com 120 anos, Museu do Ipiranga é o pioneiro das nossas relíquias

Entrada será gratuita neste fim de semana

Instalado no Ipiranga, o Paulista é o mais antigo entre os145 museus da capital. Seu prédio foi erguido como um monumento à proclamação da independência, e o projeto do engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi segue o estilo neoclássico que identificou a arquitetura da cidade a partir do fim do século XIX.

 

Finalizada em 1890, a construção só passou a expor peças em 1893, mas sua vocação inicial era a história natural, com espécimes de plantas e animais. Dois anos depois, voltou-se à história geral, foco que mantém até hoje.

memoria -museu-ipiranga

memoria -museu-ipiranga

O popular “Museu do Ipiranga” (curiosamente, esse nunca foi seu nome oficial) possui um acervo de 150 000 itens, entre objetos, imagens e documentos, e celebra um duplo aniversário em 2013: 120 anos de fundação e cinquenta anos de incorporação à USP. Para marcar o Dia Internacional de Museus (18 demaio), a entrada será gratuita neste fim de semana.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s