Zé Celso é intimado a depor na delegacia

Durante manifestação contra a nova reitoria da Puc, no final de 2012, encenador decapitou boneco que simbolizava o papa

Em post publicado em seu blog na manhã desta sexta (7), o líder do Teatro Oficina, Zé Celso Martinês Corrêa, anunciou o recebimento de uma intimação para depor no 23º Distrito Policial, em Perdizes na terça-feira (11).

+ Mais sobre teatro

O documento, assinado pelo delegado Percival de Moura Alcântara Junior, pede a presença do encenador a fim de “elucidar os fatos e reconhecer os atores do teatro, postado na internet sob o título ‘Decapitando o Papa na PUC’, na “ocupação da ‘PUC-SP pela democracia’” .  O texto faz referência a uma apresentação, chamada Procissão Poético-Política do Teatro Oficina, que ocorreu em 27 de novembro do ano passado, durante greve dos alunos da Pontifícia Universidade Católica. Na ocasião, os estudantes pediam a renúncia de Anna Cintra – que ficou em terceiro lugar nas votações, mas foi eleita pela direção da faculdade como nova reitora. Ao final da apresentação, um boneco simbolizando o papa foi decapitado. A ação revoltou membros da Igreja e católicos ligados à instituição de ensino.

 

“Querer incriminar os artistas de Teat(r)o por esta cena é um atentado à liberdade de expressão do ator”, afirma o diretor, que foi aluno do curso de Filosofia da universidade por dois anos na década de 50. A assessoria do Teatro Oficina confirmou o comparecimento do encenador à delegacia na próxima terça. A universidade ainda não se pronunciou sobre a intimação.

Em nota divulgada à imprensa, a reitoria da PUC afirmou que não tem nenhuma relação com a intimação recebido pelo diretor e ressaltou que discorda radicalmente da apresentação por “considerá-la inadequada em uma instituição católica”.

* ATUALIZAÇÃO *

O depoimento de Zé Celso, agendado para esta terça, foi cancelado e ainda não há data para uma nova intimação. Segundo o delegado, o cancelamento ocorreu devido a problemas administrativos do distrito.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s