Continua após publicidade

Galeria em apartamento do Jardins oferece aluguel de obras

A ApArt também promove exposições de artistas em início de carreira e recebe visitas com hora marcada

Por Julia Flamingo
Atualizado em 23 jan 2017, 18h44 - Publicado em 23 jan 2017, 16h09
Obras da paulistana Catharina Suleiman montam a mostra "Asas", em cartaz no espaço
Obras da paulistana Catharina Suleiman estão espalhadas pela sala, cozinha e até lavabo ()

A campainha não para de tocar no apartamento da publicitária Thais Marin, no Jardins. Nem todas as visitas, porém, conhecem a anfitriã, que os recebe por trás da grande porta azul, no oitavo andar da rua José Maria Lisboa, 463. Eles estão interessados em conferir a ApArt, galeria criada há quatro anos por Thais em seu próprio apartamento. Com exposições de artistas jovens – a exemplo da paulistana Catharina Suleiman, que apresenta seus trabalhos atualmente no local – a ideia é aproximar novos compradores de produções escolhidas pela galerista.

É outro serviço, porém, que torna o projeto de Thais ainda mais curioso: o aluguel de obras de arte. Pelo valor que representa de 5% a 10% do total da obra para venda, a empreendedora empresta peças principalmente para eventos como casamentos e jantares.

a anfitriã Thais Marin recebe visitantes em sua casa pra conferirem as mostras em cartaz
A anfitriã Thais Marin recebe visitantes em sua casa pra conferirem as mostras em cartaz ()

No último ano, Thais também levou a iniciativa a Bogotá e Nova York. O apartamento da cidade colombiana foi inaugurado com coletiva de artistas brasileiros e locais. Já em Nova York, a ApArt funciona na residência de uma amiga que mora por lá.

Continua após a publicidade

Confira abaixo a entrevista com a galerista:

Por que fazer de sua própria casa um lugar de incentivo à arte?

Meu marido, Leonardo Macias, é artista e publicitário. Convivendo com pessoas do meio, percebemos como é difícil para artistas em início de carreira venderem suas obras – mais ainda se não são representados por galerias. Por isso, atuamos como uma porta de entrada, fazendo exposições e convidando colecionadores, galeristas e amantes da arte para conhecer e comprar as obras. Na publicidade, por exemplo, muitos profissionais que estão aposentando e querem iniciar sua própria produção não sabem nem por onde começar. Nós os orientamos e promovemos seu trabalho.

Catharina Suleiman assina a exposição "Asas", em cartaz no espaço
Catharina Suleiman assina a exposição “Asas”, em cartaz no espaço ()

E como surgiu a ideia do aluguel de obras de arte?

Muitos artistas têm uma produção dinâmica e não param de produzir. A Catharina Suleiman, por exemplo, espalhou suas obras até na cozinha e no lavabo, além de ter preenchido o espaço no apartamento dedicado às exposições. Muitos artistas deixam suas obras paradas e escondidas – porque não promover sua circulação? Alguns meses depois da inauguração da ApArt, visitamos uma galeria em São Francisco que indicava o preço do aluguel logo abaixo da obra. Fomos os primeiros a trazer o serviço para o Brasil e, até onde sei, ainda somos os únicos.

Como funciona o serviço?

Alugamos o nosso acervo, que é constituído principalmente de artistas itinerantes que passaram por aqui e também intermediamos o aluguel de coleções particulares. Todos os empréstimos são feitos com seguro, é claro (valor já incluso no preço do serviço) para o período de um mês. Às vezes, as obras acabam sendo compradas por quem fez o aluguel ou por outras pessoas que visitaram o novo local onde ela foi instalada.

Continua após a publicidade

Agende sua visita no site do espaço.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.