Continua após publicidade

Fifa divulga detalhes da abertura do Mundial

Mais de 600 bailarinos participarão da apresentação, que também terá Jeniffer Lopez, Claudia Leitte e Olodum

Por Redação VEJASÃO PAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 14h27 - Publicado em 13 Maio 2014, 18h01

Brasil e Croácia fazem, às 17h, o primeiro jogo da Copa do Mundo no dia 12 de junho. Antes da partida, a tradicional festa de abertura mostrará a diversidade e a beleza do país. Os detalhes da cerimônia, que começará às 15h15 e será encenada por mais de 600 bailarinos, foram divulgados nesta terça-feira (13) pela Fifa.

+Cidade recebe boas exposições sobre futebol

A diretora artística do show, a belga Daphné Crornez, afirma que os tesouros brasileiros – a natureza, as pessoas e o futebol – serão apresentados ao público. Cada um dos tesouros é representado artisticamente por personagens e adereços, sendo uma bola com lâpadas de led como elemento principal. 

O ato vai durar apenas 25 minutos. Para isso, os organizadores estimam que cada minuto do show representará 20 horas de preparação. Até o dia 12, os ensaios totalizarão 84 horas.

“Eu fui lá, fiz o teste e passei. É um evento único. É dançar na abertura da Copa do Mundo, com não sei quantos milhões de pessoas assistindo”, conta Edna Sasson, 60 anos, uma das bailarinas.

Continua após a publicidade

A preservação do gramado do Itaquerão, palco da abertura e do jogo inicial, foi a principal preocupação dos organizadores. Segundo a Fifa, os elementos da coreografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados para evitar danos. “No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, na cenografia, nas coreografias, nas fantasias e na trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta”, revela a diretora-executiva de planejamento e suporte a operações, Joana Havelange. 

Além de bailarinos, também compõem o elenco ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas de pau. O contramestre Flavio Silva, de 36 anos, vê a presença da capoeira no espetáculo como uma forma de lembrar mais uma vez o respeito à diversidade de raças e culturas. “A capoeira é um dos maiores símbolos da não discriminação. Se você pratica capoeira, não tem como não gostar do preto, do branco, do gordo, do magro, do feio ou do bonito. A capoeira é universal”, diz.

Após a apresentação dos bailarino, o espetáculo será encerrado com a performance da música oficial da Copa do Mundo, We Are One, pelo rapper Pitbull, as cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte e o Olodum. “Será uma emoção muito grande e uma honra dividir o palco com duas estrelas mundiais. Não tenho dúvidas que será incrível e inesquecível o dia 12 de junho”, afirma Claudia Leitte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.