Festa do Círio de Nazaré em São Paulo será neste domingo (9)

Inspirada no Círio original, de Belém do Pará, evento terá música e comida típica do Norte do país

A 48ª Festa do Círio de Nazaré ocorre neste domingo (9) na Zona Oeste da capital. Criada por migrantes paraenses em homenagem ao evento de mesmo nome que acontece anualmente na cidade de Belém do Pará, ela toma conta da Rua Petrópolis, ao lado da estação do metrô Sumaré.

A procissão acontece em São Paulo desde o fim da década de 60 e é idêntica à original. Os fiéis seguem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré num percurso de 200 metros, até chegar à Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Avenida Doutor Arnaldo. Ali, é realizada uma missa solene.

Nos últimos anos, a festa assumiu também o resgate de outras manifestações culturais do Norte do país.

Além do animado ritmo musical paraense conhecido como carimbó, muitas iguarias tradicionais da culinária paraense estarão presentes. Os organizadores esperam a presença de  2 500 pessoas.

+ Rodamos de Batmóvel pelas ruas da cidade, com direito a dupla dinâmica

Uma curiosidade da comemoração é a forma como os organizadores se empenham no preparo de cada detalhe. Muitos dos pratos servidos aos visitantes requerem até uma semana de preparo, seguindo a receita tradicional.

Entre eles está o tacacá, que tem origem na cultura indígena. Trata-se de um caldo preparado com goma de mandioca, camarões e tucupi (sumo extraído da mandioca). A iguaria é finalizada com um ingrediente chamado jambu, responsável por causar um leve formigamento na boca.

A maniçoba, outro prato típico, é preparada à base de maniva (folhas tenras de mandioca) moída e cozida por cerca de uma semana para eliminar o ácido cianídrico, substância venenosa presente no vegetal in natura. Após cozido, o prato é finalizado com temperos variados, carnes bovina e suína e outros ingredientes defumados.

+ Festival terá estrelas da tatuagem, rock e food trucksCírio de Nazaré

Serviço:

Data: domingo, 9 de outubro

Horário: das 13h às 18h (a procissão tem início às 10h30)

Endereço: Rua Petrópolis, altura do número 65 – em frente ao metrô Sumaré

Entrada gratuita

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s