Continua após publicidade

Feiras livres ocorrem na capital há um século

Os primeiros eventos do tipo oficiais ocuparam o Largo do Arouche e a Rua São Domingos

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 mar 2017, 19h08

A prefeitura anunciou recentemente que vai iniciar nos próximos dias a instalação de banheiros móveis nas feiras livres da capital. A unidade terá até ar-condicionado e incluirá artigos de higiene pessoal. A melhoria será bancada com apoio da iniciativa privada.

Trata-se de um incremento considerável para os 140 “sacolões” que ocorrem atualmente nos mais diversos bairros de São Paulo. O fenômeno faz parte da identidade da vida paulistana e remonta ao século XIX. O pioneiro nesse setor por aqui foi o Mercado dos Caipiras, que surgiu em meados de 1870 às margens do Rio Tamanduateí, na região central.

Ali eram comercializados artigos alimentícios trazidos principalmente do interior. O negócio acabou servindo de influência para o aparecimento de outras iniciativas similares pela cidade. Em 1914, em resposta ao encarecimento dos alimentos que até então eram livres de impostos, a prefeitura criou um plano para estruturar o ramo.

Assim, no ano seguinte, inaugurou as primeiras sete feiras “oficiais”, em regiões como Largo do Arouche, Largo General Osório e Rua São Domingos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.