Dublador brasileiro do Pateta morre aos 93 anos

Telmo de Avelar ficou conhecido por ser a voz oficial do personagem nos anos 70 e 80

Estadão Conteúdo

Morreu na madrugada desta segunda (9), aos 93 anos, o ator e dublador Telmo Perle Münch, conhecido como Telmo de Avelar. Ele, que interpretou personagens como o Pateta, da Disney, estava internado desde sexta-feira na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Telmo nasceu em 2 de outubro de 1923 em Curitiba, no Paraná. Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta nos anos 1970 e 1980 e por interpretar o professor Ludovico Von Pato, também da Disney. Foi ainda o primeiro narrador do desenho Super-Amigos, deu voz ao Senhor Olivaras, em Harry Potter e a pedra filosofal e a Charlie Chan na série dos anos 1970.

Veja também

Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como A Família Dinossauro e Planeta dos Macacos. “Tiveram sucesso de repercussão fora do comum”, lembrou Telmo em entrevista ao site Radiofobia.

Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em Irmãos Coragem. Na novela Pai herói, em 1979, foi o delegado Sandoval.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s