Dez curiosidades sobre o Zoológico de São Paulo

Você sabia que o parque tem estação de tratamento de água e fábrica de rações?

Fundado em 1958, o Zoológico recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Na época da abertura, abrigava pouco mais de 400 animais. Hoje, a população de bichos chega a 3 200, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados.

+ Vale a pena ir Zoológico de São Paulo?

Conheça mais curiosidades sobre o parque localizado na Zona Sul da cidade:

1)    O passeio está localizado no PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), criado em 1991. O complexo, que abriga fragmentos da Mata Atlântica, inclui o Zoo, o Zoo Safari, o Jardim Botânico e outros. Ficam ali as nascentes do riacho do Ipiranga.

2)    Para minimizarmos os efeitos prejudiciais de manter os bichos em cativeiro, a equipe faz desde 2002 um trabalho chamado de enriquecimento ambiental, para expressar seus comportamentos na natureza. Cada espécie  recebe elementos que possam estimulá-los. “A colocação de um novo tronco para um felino escalar alguma parte do recinto, pode também funcionar como enriquecimento sensorial no momento em que o animal experimenta uma textura diferente das demais de seu recinto”, afirma o biólogo Oriel Nogali, Coordenador do Programa de Enriquecimento Comportamental Animal.

+ Exposição O Mundo dos Dinossauros está em cartaz no Zoológico

3)    A imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, localizada dentro do lago foi doada em 1975 ao parque pelos franciscanos.

zoologico

zoologico

4)    O Zoológico conta com uma estação de tratamento de água desde 2007. Com isso, o parque minimiza o consumo da rede pública e tem água de reuso para utilizar na limpeza e nos vasos sanitários.

5)    Alguns recintos, como o dos flamingos, hipopótamos e dos jabutis-gigantes exibem em uma caixa de acrílico objetos que foram jogados nos bichos. Há latinhas de refrigerante, canudos de plástico, embalagens de comida…

IMG_2302

IMG_2302

6)    Em 5 de maio, nasceu um novo filhote de girafa no Zoológico, uma fêmea batizada de Ágatha. Como ainda é um bebê, ela só pode ficar solta em seu espaço quando o tempo está um pouco mais quente. Nas manhãs de inverno, portanto, ela fica com a família num espaço coberto.

7)    O Zoológico possui uma fábrica de rações para animais silvestres e, em Aracoiaba da Serra, fica uma fazenda responsável pelo fornecimento de capim, feno e silagem. São distribuídos diariamente 3 toneladas de alimentos.

8)    Além de ração, frutas e legumes, alguns bichos, como micos-leões, recebem ainda insetos criados no biotério do Zoológico.

+ Tudo sobre crianças

9)    Cada bicho, aliás, possui uma caixa identificada para a distribuição de sua alimentação.

IMG_2321

IMG_2321

10)  O parque tem tradição na reprodução do gavião-de-penacho. Por lá já nasceram mais de dez filhotes desta ave.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s