Desaparecimento de caneta fecha exposição de Graciliano Ramos

Objeto original do escritor alagoano foi furtado quarta (17); mostra deve reabrir apenas no sábado

Após o sumiço de uma caneta original de Graciliano Ramos (1892-1953), a exposição dedicada ao escritor alagoano foi fechada para adaptações. O objeto estava em uma instalação que reproduzia o escritório em que ele trabalhava. No espaço estavam algumas réplicas, como o terno que usava, junto com outras peças originais, como a cadeira, a caneta e o tinteiro.

+Artista quer colocar trampolins e bichos infláveis no Rio Pinheiros

+10 motivos para ver a exposição que ocupa o antigo Hospital Matarazzo

A falta da caneta foi percebida nessa quarta-feira (17) pela manhã, enquanto a produção fazia ajustes em textos da mostra Conversas de Graciliano Ramos. A organização acredita que o objeto foi furtado no mesmo dia, já que todas as peças originais são recolhidas pela noite e dispostas novamente antes da abertura do museu. A instalação era protegida por um tecido com grandes aberturas circulares, o que possibilitava a entrada no espaço. Agora o local deve receber uma proteção de acrílico e, por isso, só reabrirá no sábado.

“Estamos fazendo um apelo para que a caneta seja devolvida. Ela não tem valor comercial, apenas histórico”, afirma o diretor do MIS, André Sturm. “O objeto já não funciona mais e tem um valor histórico incalculável para o Brasil”, diz. 

A caneta pertencia ao Museu Casa Graciliano Ramos, que fica em Palmeira dos Índios (AL) e foi moradia do escritor. Desde 1973, abriga o acervo doado pela viúva de Graciliano, Heloisa Medeiros Ramos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s