Ex-parceiro de Miles Davis, Dave Holland faz show no Sesc Belenzinho

Músico inglês, um dos grandes nomes do jazz mundial, será acompanhado por quarteto de instrumentistas

O SHOW

Considerado um dos músicos mais importantes do jazz mundial, o baixista  e compositor de 66 anos tem uma carreira de cinco décadas. Nascido em Wolverhampton, na Inglaterra, ele já era um músico conhecido da cena londrina quando uma de suas apresentações foi vista por um espectador ilustre: Miles Davis. Holland então se mudou para Nova York e passou a tocar com Miles, participando de discos cultuados como In a Silent Way e Bitches Brew (ambos de 1969). O instrumentista vem ao Brasil com seu quinteto, formado por Robin Eubanks (trombone), Chris Potter (saxofones tenor e soprano), Steve Nelson (vibrafone) e Nate Smith (bateria).

O QUE VOCÊ VAI OUVIR

No repertório devem aparecer temas de álbuns como Critical Mass, de 2006, a exemplo de The Eyes Have It e Easy Did It. Faixas como Walkin’ the Walk, Cosmosis, Shape Shifter e The Sum of All Parts também aparecem em setlists recentes de Holland.

PREPARE-SE COM TRÊS DISCOS

– Music from Two Basses (1971)

Com sete faixas, o album tem músicas importantes do repertório de Holland, como Raindrops e Song for Clare. Ele é acompanhado pelo baixista (também britânico) Barre Phillips em uma parceria que se tornou antológica no mundo do jazz.

Gateway, disco de Dave Holland

Gateway, disco de Dave Holland

– Gateway (1975)

O disco foi lançado pelo trio formado pelo guitarrista John Abercrombie e o baterista Jack DeJohnette. As improvisações impressionam por momentos intensos de experimentação, que ficam explícitos em faixas como May Dance, de 11 minutos de duração.

Critical Mass, disco de Dave Holland

Critical Mass, disco de Dave Holland

– Critical Mass (2006)

Para quem ainda não conhece as criações de Dave Holland para o seu quinteto, o disco pode ser uma boa carta de apresentação. Uma das características mais marcantes do CD é a forma como o baixista abre espaço para que os outros músicos brilhem. A faixa Vicissitudes está entre os destaques.

VEJA DOIS VÍDEOS

– ‘Free for All’, 2002

– ‘Good By Porkpie Hat’, 2007

 

INGRESSOS

Recomenda-se pressa para garantir os bilhetes do show, que será realizado terça (27) e quarta (28) no Sesc Belenzinho, a R$ 32,00. Os bilhetes já estão à venda na bilheteria do Sesc. Clique para mais informações.

AVALIE ESTA ATRAÇÃO: Dave Holland

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s