Colecionador de criações de Steve Jobs empresta acervo ao MIS

O italiano Marco Boglione é dono de peças como o Apple 1, que triplicou de valor desde o arremate em leilão de 2010

“Steve Jobs foi o cara que transformou a revolução tecnológica em revolução cultural”, explica o italiano Marco Boglione. É assim que ele justifica a sua coleção de aparatos criados por Steve Jobs – e provavelmente o maior acervo pessoal de computadores vintage do mundo. Parte do acervo está exposto no MIS, na mostra Steve Jobs: o Visionário, que tem peças como Apple 1, fabricado em 1976, e o Lisa, o primeiro aparato com mouse, de 1983.

Dono do Grupo BasicNet, multinacional proprietária de marcas de roupa e acessórios para esporte, o empresário (que já trabalhou para o Atari) não chegou a conhecer seu fã. Para ele, porém, sem softwares como a Apple, sua empresa nem existiria: e, assim, foi declarado seu amor pela tecnologia.

Por dentro do Apple 1: peça mais valorizada da coleção (Divulgação/Veja SP)

Ele afirma que nunca pensou em sua coleção como investimento: “É uma paixão que vem guiando minha vida e meu trabalho desde a infância”, conta. Mesmo assim, ele não pode negar: a valorização de suas peças é inevitável. Em 2010, ele arrematou o Apple 1 em um leilão por 213 000 dólares – hoje, o computador vale o triplo do preço. Outros xodós são itens como um Altair 8800, computador projetado em 1975 e vendido pela revista americana Popular Eletronics.

Macintosh integra uma das maiores coleções de computadores vintages do mundo (Divulgação/Veja SP)

Responsável por criar a exposição trazida ao MIS e apresentada originalmente na Itália, em 2011, Boglione acredita que nenhum livro ou filme pode contar tão bem a história de Jobs como sua própria coleção. “É necessário ver de perto os componentes de computadores como o Apple 1 (que ainda funciona) para entender a genialidade de Jobs”, conta.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s