Continua após publicidade

Canadá vai facilitar visto para brasileiros

Programa de autorização eletrônica ainda não tem data de implementação

Por Nataly Costa
Atualizado em 5 dez 2016, 11h52 - Publicado em 17 nov 2015, 20h31

O governo do Canadá anunciou que pretende facilitar a entrada de brasileiros no país a partir do ano que vem. A ideia é, em casos selecionados, substituir a necessidade do visto por uma autorização eletrônica de viagem (ETA, na sigla em inglês), obtida de maneira mais simples (totalmente on-line) e barata (apenas 7 dólares canadenses – ou cerca de 20 reais). Hoje, um visto canadense para turistas custa 100 dólares (ou 400 reais, aproximadamente). 

+ Confira as últimas notícias da cidade

O benefício não vale para todos. De acordo com o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, apenas os brasileiros que já tiveram um visto canadense nos últimos dez anos ou aqueles que possuem um visto americano válido estão aptos a aplicar para o ETA. Ou seja: o turista de primeira viagem ou aquele que nunca esteve no Canadá nem nos Estados Unidos continuará precisando do visto convencional. 

É um programa semelhante ao que foi lançado no Brasil pela Embaixada dos Estados Unidos, o Global Entry, que permite a viajantes “confiáveis” uma entrada facilitada – sem passar por um guichê de imigração, por exemplo – em terras americanas. “Os viajantes elegíveis ao ETA serão ainda pré-avaliados, a fim de identificar e prevenir a chegada ao Canadá daqueles indivíduos conhecidos por serem inadmissíveis”, diz a nota do governo canadense.

O novo sistema não tem data prevista de implementação. Até março de 2016, será levado para países dos quais não é exigido visto para entrar no Canadá – a Inglaterra, por exemplo. Quando estiver em operação, será expandido para o Brasil, Bulgária, México e Romênia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.