Atriz Neuza Amaral morre aos 86 anos

Conhecida nas décadas de 70 e 80, a artista participou de mais de quarenta novelas e foi vereadora no Rio de Janeiro nos anos 90

Nome popular das novelas nas décadas de 70 e 80, a atriz paulista Neuza Amaral morreu hoje, aos 86 anos, no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde o sábado (15) e deixou um filho e dois netos. A causa teria sido uma embolia pulmonar.

Neusa Gouveia da Silva do Amaral nasceu em São José do Barreiro, no interior de São Paulo, e se mudou com a família para o Rio de Janeiro ainda na infância. Começou sua carreia artística nos anos 50 como radioatriz nas produções das rádios Tupi e Record e estreou na televisão na novela Alma da Noite, da Record, transferindo-se na sequencia para a TV Excelsior. A repercussão de seu trabalho chamou a atenção de Jose Bonifácio Sobrinho, o Boni, que a chamou para estrear na Rede Globo em A Sombra de Rebecca, a primeira das marcantes novelas de que participou na emissora.

Na década de 70, Neusa Amaral se tornou uma das mais conhecidas atrizes da Globo. Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Fogo Sobre Terra (1974) e Duas Vidas (1976), todas escritas por Janete Clair, estão entre os trabalhos mais significativos. A atriz também se destacou em Cabocla (1979), Plumas e Paetês (1980), Paraíso (1982) e Sinhá Moça (1986). No cinema, ela participou de mais de 20 filmes, entre eles Memórias de um Gigolô, Como É Boa Nossa Empregada, Pra Frente Brasil! e O que É Isso, Companheiro?.

Neusa se afastou do meio artística na década de 90 e chegou a ser eleita vereadora no Rio de Janeiro. Suas últimas aparições no vídeo foram participações especiais nas novelas Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006), Cobras & Lagartos (2006) e Pé na Jaca (2007).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s