Continua após publicidade

Ana Maria Pacheco é coisa nossa

Desconhecida por aqui, a goiana radicada em Londres ganha retrospectiva

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 16h36 - Publicado em 23 nov 2012, 11h32

Em poucos casos o velho lugar-comum de que santo de casa não faz milagres é tão verdadeiro quanto no de Ana Maria Pacheco. A goiana de 69 anos, radicada em Londres desde 1973, possui uma sólida carreira na Europa e nos Estados Unidos.

Constam no seu currículo peças em coleções particulares, um trabalho de residência artística na prestigiosa National Gallery, em Londres, um cargo de direção numa escola de belas-artesde Norwich, também na Inglaterra, além de períodos em quelecionou em universidades do Reino Unido. Ainda assim, a artista nunca tinha exposto num museu brasileiro.

Isso começa a mudar com uma retrospectiva na Pinacoteca. Entre as cinquenta obras selecionadas pelo curador Carlos Martins, estão gravurase esculturas cujo impacto acaba ressaltado pela montagem em espaços não muito grandes da instituição.

Apesar da trajetória internacional, Ana Maria, formada em letras e filosofia, não deixa as origens de lado na hora de criar. A história do Brasil norteia a maioria dos trabalhos, sobretudo os gráficos. Não espere investidas em cores exóticas e tropicalizantes nem celebrações do lado alegre e carnavalesco.

Continua após a publicidade

A abordagem, universal e teatralizada ao extremo, quase sempre se resume ao preto e branco, e as cenas documentadas revelam um clima religioso, interiorano e arcaico. Figuras históricas, a exemplo de Tiradentes, Lampião e Zumbi, fazem nos retratos jus ao destino trágico de cada um — o ficcional Macunaíma também marca presença.

Para completar, há duas salas preenchidas com instalações escultóricas sombrias e violentas. Numa delas, Noite Escura da Alma, personagens rodeiam um homem cravejado de flechas, à maneira de São Sebastião. Em Memória Roubada, cabeças nas prateleiras de uma espéciede oratório observam desesperadas um coração no chão.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.