Continua após publicidade

A ficção e a realidade de Serra Pelada nas telas

Dois longas em cartaz traduzem a euforia na década de 80

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h30 - Publicado em 8 nov 2013, 18h00

 

A competente produção de época e o trabalho dos atores sobressaem nesta visão do diretor Heitor Dhalia (À Deriva). Serra Pelada foi recriada em ricos detalhes (o garimpo foi flmado na cava de uma mineradora de areia em Mogi das Cruzes), incluindo imagens de arquivo. No drama, que tem início em 1980, os amigos de infância Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade) saem de São Paulo em busca de ouro no sul do Pará. Embora inseparáveis, eles não possuem muitas coisas em comum. Não demora para comprarem o próprio espaço de exploração e contratarem garimpeiros para o serviço pesado. A riqueza, contudo, vai causar uma traumática separação. Sem se arriscar numa visão mais autoral, Dhalia faz um flme comedido na ambição e redondo no acabamento.

✪✪✪ Serra Pelada, de Heitor Dhalia (Brasil, 2013,104min). 14 anos. Estreou em 18/10/2013. Anália Franco 4, Boavista 4, Bourbon 10, Frei Caneca 7, Jardim Sul 7.

 

Serra Pelada - Victor Lopes
Serra Pelada – Victor Lopes ()
Continua após a publicidade
Serra Pelada - Victor Lopes
Serra Pelada – Victor Lopes ()

O documentário serve de suporte para melhor compreender o drama Serra Pelada. Após dez anos de filmagens e extenso trabalho de pesquisa, o diretor Victor Lopes traz à tona o que ocorreu no sul do Pará a partir de 1979. No território que foi chamado de Serra Pelada, milhares de homens chegavam em busca do ouro. O maior garimpo manual do mundo ganhou, então, um líder e porta-voz do governo militar na figura do coronel Sebastião Curió. Com imagens daquela época e depoimentos atuais de ex-garimpeiros ricos e outros que perderam tudo, além de entrevistas com Curió (nem citado no filme ficcional), a fita avança no tempo e chega até a atualidade para mostrar como o lugar mudou ao longo de mais de três décadas.

✪✪✪ Serra Pelada — A Lenda da Montanha de Ouro, de Victor Lopes (Brasil, 2010, 100min). 14 anos. Estreouem 1/11/2013. Frei Caneca 4.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.