17 curiosidades sobre Tim Burton

Fique expert na vida e obra do cineasta antes de visitar a exposição do MIS

A exposição mais esperada do ano,Mundo de Tim Burton estreia na quinta (4), no Museu da Imagem e do Som (MIS). Antes de encarar a fila, saiba 17curiosidades sobre Tim Burton:

1- Ele tem mania de sair desenhando em guardanapos por onde quer que vá. Tanto que os pedaços de papel viraram livro: Things you Think About in a Bar (“Coisas que você Pensa em um Bar”), que está à venda no site da Steeles Publishing. Na mostra do MIS, os visitantes poderão ver noventa guardanapos em dois grandes paineis.

2 – O Edward Mãos de Tesoura fala apenas 169 palavras no filmes todo. A ideia para o personagem surgiu quando o cineasta ainda era um garoto. O bairro onde Edward vive é uma reprodução da cidade natal de Burton, chamada Burbank, na Califórnia.

+ Saiba tudo sobre a mostra de Tim Burton

3 – Ainda falando de Edward, interpretado por Johnny Depp: seu cabelo desgrenhado foi inspirado na cabaleira de Robert Smith, da banda The Cure. E os cortes estilizados que ele fez nos cachorros em uma das cenas do filme é real.

O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack

4 – Cem pessoas participaram da produção da animação O Estranho Mundo de Jack: para cada segundo de filme, eram feitos doze stop-motions. Uma pequena parte da história já havia sido escrito por Tim Burton, quando ele era animador da Disney, na década de 1980.

Beetlejuice

Beetlejuice

5 – Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice! Banana Boat Song, a música que os personagens do filme cantam na cena do jantar é de Harry Belafonte. Winona Rider tinha apenas 17 anos quando participou do longa: ela já anunciou que haverá a continuação e que ela deve participar.

6 – Tim Burton tem fissura por alguns atores: Johnny Depp, Winona Rider, Helena Bonham Carter, Catherine O’Hara e Christopher Lee batiam ponto em seus longas (se não atuavam, emprestavam suas vozes aos personagens animados). Burton já lançou nove filmes com Johnny Depp e sete com Bonham Carter. O primeiro filme sem nenhum dos personagens com quem ele normalmente trabalha é Grandes Olhos, lançado em 2014.

Frankenweenie

Frankenweenie

7 – Frankenweenie tem muitas referências de filmes de terror antigos, pelos quais Tim Burton era apaixonado desde criança. Alusões a Nosferatu, Frankenstein e Os Pássaros podem ser notadas pelos amantes do gênero do cinema.

+ Tim Burton virá a São Paulo para exposição no MIS

8 – Ainda em Frankenweenie: A Menina-Estranha, personagem principal da animação, foi criada pelo cineasta no livro The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories, que ele lançou em 1997.

Alice no País das Maravilhas - Tim Burton

Alice no País das Maravilhas – Tim Burton

9 – Lançado em 2010, Alice no País das Maravilhas ganhou dois Oscars, em 2011: melhor figurino e melhor direção de arte. A continuação da série, Alice Através do Espelho, está prevista para ser lançada no Brasil no dia 26 de maio.

10 – Burton foi diretor de vários curtas que mesmo os maiores fãs ainda não assistiram. É o caso de The Island of Doctor Agora, Prehistoric Caveman, 1997, Doctor of Doom e King and Octopus Animation, realizados na década de 1970.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate

11 – Para A Fantástica Fábrica de Chocolate, a Nestlé cedeu  1 850 barras de chocolate. Outras 110 000 barras de plástico foram feitas e embrulhadas com papeis da Nestlé.

12 – Os Oompa-loompas, pigmeus que aparecem para cantar as músicas psicodélicas de A Fantástica Fábrica de Chocolate, eram todos interpretados por Deep Roy: cada um deles representa uma performance diferente que ator teve que fazer.

13 – Tim Burton fez um filme biográfico sobre um diretor que é considerado o pior de todos os tempos: Ed Wood. O longa custou mais do que todos os filmes juntos feito pelo próprio Edward Wood.

+ Universo de Mondrian toma o CCBB

14 – Seu primeiro longa-metragem foi As Grandes Aventuras de Pee-Wee, em 1985. Pee-wee é o alter ego do ator americano Paul Reubens, que criou o personagem na década de 1980 e participou de diversos programas infantis. Depois de estrelar do filme de Tim Burton, grande sucesso de público, Reubens foi pego em uma sala de cinema pornô – a gafe o forçou a parar de interpretar o personagem.

Sombras da Noite - Helena Bonham Carter

Sombras da Noite – Helena Bonham Carter

15 – Um dos casais mais excêntricos de Hollywood, Tim Burton e Helena Bonham Carter foram casados durante treze anos e anunciaram sua separação em 2014. Eles se conheceram em 2001, na filmagem de O Planeta dos Macacos, quando ela logo se tornou a musa do cineasta. 

16 – Em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, a cidade fictícia de Sleepy Hollow foi inteiramente construída para o longa, em três meses. Durante as filmagens (o filme foi lançado em 1999), bateu recorde como o maior set de filmagem já construído na Inglaterra.

Batman de Tim Burton encontra Batman de Christopher Nolan

Batman de Tim Burton encontra Batman de Christopher Nolan

17 – Quando convidado pela primeira vez para fazer o papel de Coringa, do Batman, Jack Nicholson recusou. A segunda opção era Robin Williams, que prontamente aceitou o convite. Mas equipe resolveu chantagear Nicholson dizendo que se ele não aceitasse, Williams, faria o papel. Foram dois segundo para que Nicholson mudasse de ideia!

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s