Continua após publicidade

Testamos as principais lojas de maquiagem de São Paulo

Conheça as principais lojas de maquiagem da cidade e veja os pontos altos e baixos de cada uma

Por Carolina Romanini
Atualizado em 1 jun 2017, 17h59 - Publicado em 23 nov 2012, 20h33

 

Chanel Make Up

A loja do shopping JK Iguatemi mais parece um mostruário de joias. É a terceira na cidade a vender, exclusivamente, perfumes e maquiagens.

Recebidas por elegantes vendedoras, as clientes que buscam itens de maquiagem são logo encaminhadas ao maquiador da loja. A vendedora indica as as novidades e ele aplica o produto adequado ao tom e às necessidades da pele.

Como vende apenas itens da marca, a variedade é restrita e atrai clientes que buscam produtos específicos ou que não abrem mão da etiqueta. Os preços refletem a sofisticação do produto.

Pontos positivos:

– Atendimento exclusivo: cada cliente é atendida por uma vendedora que a acompanha durante toda a compra.

Continua após a publicidade

– Produtos de última geração: dá pra sentir na pele – literalmente – a diferença.

Pontos negativos:

– Não dá pra sair testando: só quem aplica o produto é o maquiador da loja.

– Preços: se comparados às marcas nacionais (e algumas internacionais também), são bem caros.

 

Contém 1g

Continua após a publicidade

Quando mudou o conceito da marca, em 2006, com foco nas maquiagens, foi pioneira no Brasil a colocar todo o mostruário para teste.

As lojas seguem conceito moderno em tons de rosa e preto com espelhos bem iluminados por toda a parte. Os produtos são interessantes, estão sempre de acordo com as tendências e levam embalagens chiquetosas. Tem, inclusive, uma linha de maquiagens Multi Definition, que promete cobertura leve e o tratamento de linhas de expressão.

É rica em acessórios como pincéis, demaquilantes e produtos para higienização da pele e pincéis. Também sempre tem kits bonitinhos para presente. Peca, entretanto, no atendimento, que vai contra o conceito da loja de deixar a cliente à vontade para provar os produtos. As vendedoras estão sempre por perto e são insistentes. Não dá pra entrar e comprar só um batom, por exemplo. Elas vão oferecer cursos, sombras, lápis… qualquer coisa.

Pontos positivos:

– Variedade: são muitas as opções de produtos, distribuídos em várias linhas diferentes. Tem sempre uma novidade interessante.

Continua após a publicidade

– Tendência: segue o padrão das grandes, com cores de batom e sombras da moda.

– Opções para presentes: há kits bacaninhas para presentear a mãe ou uma amiga.

Pontos negativos:

– Atendimento: é péssimo. As vendedoras não saem do pé e são insistentes na tentativa de vender outros produtos.

– Preços: não são atrativos, chegando a competir com algumas marcas internacionais mais em conta.

Continua após a publicidade

 

Eudora

Lojas de maquiagem - Eudora - Base

Lojas de maquiagem – Eudora – Base

Lançada do ano passado, a marca parece uma versão um tantinho mais sofisticada de O Boticário – pertence, a propósito, ao mesmo grupo. Tem produtos para o corpo, como cremes e sabonetes, tratamentos para o rosto – com destaque para a prevenção de rugas – e duas linhas de maquiagem: “uma mais premium e uma mais tendência”, nas palavras da vendedora.

Continua após a publicidade

A linha “premium”, de acordo com a vendedora, é feita com matéria-prima importada, “a mesma da Chanel”, diz. Os preços, levando em consideração a referência, são bons. A base sai por R$ 49,90, tem toque aveludado e boa cobertura, mas são poucas as opções de cor.

Chama atenção a área dedicada aos casais, com produtos como óleos para massagem, tinta para pintar o corpo, cinta-liga e algema de pelúcia. Tudo de bom gosto.

Pontos positivos:

– Maquiagem premium: dá mesmo um acabamento legal na pele e compensa pelo preço.

– Produtos para o casal: pode ser uma alternativa para as mulheres que querem apimentar a relação, mas não gostam dos produtos de sex shops.

Pontos negativos:

– Conceito confuso: não dá pra entender muito bem qual é a da loja. Vende-se de tudo um pouco.

– Atendimento superficial: as vendedoras, embora atenciosas, não sabem explicar muito bem a composição e as vantagens dos produtos. Além disso, atendem várias pessoas ao mesmo tempo, o que rende períodos de espera.

 

MAC


MAC-Marilyn Monroe
MAC-Marilyn Monroe ()

Com lojas espalhadas por todas as principais ruas e shoppings da cidade, a MAC sempre atrai as fashionistas e baladeiras.

Tem linhas de produtos mais tradicionais e lança periodicamente coleções para colecionadoras – que rapidamente viram objeto de desejo entre as meninas. A mais recente delas é a inspirada em Marilyn Monroe, rica em batons vermelhos e delineadores.

Os vendedores são simpáticos, mas estão sempre correndo. O atendimento é concorrido, sendo difícil encontrar alguém para ajudar em todo o processo. Em contrapartida, dá para testar os produtos à vontade.

Pontos positivos:

– Lojas grandes e equipadas: dá pra provar tudo o que você tiver vontade, sem cerimônias.

– Variedade: como a marca costuma lançar as principais tendências de cada estação, todas as novidades estão ali.

Pontos negativos:

– Atendimento concorrido: embora simpáticos, os atendentes têm sempre mais de uma pessoa para atender ao mesmo tempo.

– Tendências esgotam rápido: tem que sair na frente para garantir aquela nova cor de batom ou produtos de uma série limitada.

 

Opaque

Tradicional perfumaria e loja de cosméticos, prima por produtos de marcas internacionais e atendimento diferenciado.

Na loja do shopping Pátio Paulista, as vendedoras recebem as clientes logo na entrada e observam a pele com atenção, antes mesmo que elas digam qualquer coisa. Os produtos são indicados conforme a análise feita por elas e o que foi pedido pela cliente.

Ali, são comercializadas as principais marcas importadas: Lancôme, Clarins, YSL, Shiseido, Sisley, entre outras; e cada um dos produtos é explicado com primor. Para testar, elas aconselham ir num dia pela manhã, com a pele limpa e descansada. “Assim você fica linda durante o dia inteiro e sente o produto na pele antes de comprar”, disse uma vendedora atenciosa. Caso contrário, os produtos s��o testados na palma da mão.

Pontos positivos:

– Atendimento: dá pra ver de longe que as vendedoras têm vasta experiência na área e fazem recomendações precisas.

– Variedade de produtos importados: as principais marcas estão todas ali.

Pontos negativos:

– Preços: como só atende marcas importadas, os produtos são todos consideravelmente mais caros.

– Não dá pra sair testando: as vendedoras estão sempre perto dos mostruários de maquiagem, intimidando as clientes que gostam de sair provando tudo (ou seja, TODAS).

 

Quem disse, berenice?


lojas de maquiagem - quem disse berenice - batom
lojas de maquiagem – quem disse berenice – batom ()

É a loja dos jovens e moderninhos. Desde as embalagens, passando pelos acessórios, até a variedade de cores, é tudo super descolado.

Os produtos ficam todos expostos para teste e os mostruários são auto-explicativos. Ao lado de cada base, por exemplo, vão as informações de textura e cobertura. Os tons atendem desde as peles mais mais clarinhas até as mais escuras. Peca, entretanto, nas opções de corretivo: tem apenas uma versão líquida.

A maneira como o rímel é vendido é bastante interessante: primeiro você escolhe a cor, depois o pente. São várias as opções de pentes, tem para alongar os cílios, alongar e dar volume, dar volume e preencher, e muitas outras combinações. O preço também é separado: paga-se uma quantia pela cor e outra pela escova.

Tem também esmaltes de diversas cores, batons matte e cintilantes, demaquilantes, e acessórios como caixas para guardar maquiagem, pincéis, apontadores, pinças, nécessaires (bonitinhas, parecem clutchs), entre outras coisas.

Pontos positivos:

– Variedade: são muitos produtos e todos com a cara da estação.

– Acessórios: dá pra você fazer o kit básico de maquiagem perfeito em uma única loja.

Pontos negativos:

– Atendimento: os vendedores são concorridíssimos, é difícil pegar um para te ajudar o tempo todo.

– Movimento: a loja vive cheia e os balcões são disputadíssimos.

 

Sephora


Pó facial, da Sephora - LUXO - 2244
Pó facial, da Sephora – LUXO – 2244 ()

Como já é de praxe no exterior, a única loja brasileira, no shopping JK Iguatemi, vive lotada. Embora grande, no feriado do dia 20 de novembro as meninas disputavam as bancadas em frente ao espelho.

O mais bacana da loja, além da grande variedade dos produtos, é a possibilidade de testar tudo o que você tem direito – e os vendedores não ficam de cara feia, já que o conceito da loja é esse mesmo.

Em cada stand você encontra opções de esponjinhas e pincéis descartáveis para testar os produtos que mais agradam. A mulherada sai de lá pronta para a festa.

Os preços variam bastante, tem as opções mais em conta e as mais caras. Mas, para quem conta cada centavinho, ainda vale mais a pena comprar no exterior.

Pontos positivos:

– Dá para testar tudo: tudo mesmo, sem ser intimidada pelos vendedores.

– Embalagens pequenas: a grande maioria das marcas oferece opções de perfumes e até kits de maquiagens menores, para testar o produto antes de comprar o tamanho original.

– Variedade: tem todas as marcas mais bacanas do mundo – mesmo.

Pontos negativos:

– Preço: apesar dos produtos  não serem caríssimos, ainda não são tão atrativos como no exterior.

– Não tem amostras: no exterior, as vendedoras vivem distribuindo amostrinhas de perfumes e novidades de maquiagem, aqui elas são mais contidas.

 

The Beauty Box

Lançada no início do mês, a marca ainda tem poucas lojas abertas. A do Mooca Plaza Shopping foi a primeira a ser inaugurada, no dia 14 de novembro.

A loja é linda, tem estilo rústico e é toda separada por sessões: cabelo, maquiagem, corpo, perfumaria, proteção solar, acessórios, e um cantinho todo especial dedicado aos homens. Uma sacolinha é entregue às clientes para irem colocando os produtos como em um mini-supermercado.

O atendimento é excelente. As meninas parecem ter passado por um treinamento intensivo e estão com informações quentinhas na ponta da língua. Sabem recomendar shampoos para o seu tipo de cabelo, dizem quando uma maquiagem não fica legal e deixam as clientes à vontade para conhecer a loja e testar outros produtos. Ponto alto: elas procuram atender às necessidades das clientes e não tentam vender nada além do que é pedido.

Pontos positivos:

– A variedade de segmentos: é muito bacana poder comprar coisas para o cabelo, maquiagem e outras frescurinhas de marcas bacanas em um único lugar.

– Valorização das marcas nacionais: maquiagens de marcas como Vult e Duda Molinos ocupam o mesmo espaço que a Revlon, por exemplo. E novos rótulos de shampoos feitos com matérias-primas nacionais estão expostos ao lado de Wella e Schwarzkopf.

– Muitos acessórios: pinças para sobrancelhas, pads para retirar esmalte, escovas e presilhas para o cabelo…

– Preços: justamente pela grande variedade de marcas e produtos, os preços agradam a todos os bolsos.

Pontos negativos:

– Poucas maquiagens importadas: na loja do shopping da Mooca, entre as marcas importadas estão apenas bareMinerals, Revlon e Artdeco.

– Demora no caixa: a loja estava bombando no feriado e tinha apenas uma vendedora atendendo no caixa.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.