Continua após publicidade

Empresas oferecem cursos no exterior para quem já domina o inglês

Trata-se de uma mudança do perfil de estudantes que procuram programas de intercâmbio

Por Thalita Fleury
Atualizado em 1 jun 2017, 15h55 - Publicado em 8 out 2016, 00h00

Os jovens entram em contato com a língua inglesa cada vez mais cedo, mudança que vem transformando o perfil dos intercambistas. Nos últimos tempos, cursos voltados apenas para o ensino de idiomas não bastam a interessados em engordar o currículo. “Esse pessoal tem buscado programas atrelados a ganhos profissionais”, diz Maura Leão, presidente da Brazilian Educational & Language Travel Association. Em 2015, cerca de 220 000 brasileiros saíram do país para estudar no exterior — o mercado paulistano representa quase um terço desse total.

+ Aprenda inglês com apps, idosos e refugiados

Aluno de administração da ESPM, Henrique Motta, de 20 anos, trancou a faculdade no ano passado para frequentar a High Point University, nos Estados Unidos. Com o inglês avançado, o rapaz investiu em aulas sobre gestão estratégica, gerenciamento de projetos, entre outros temas. “Quero estagiar em uma multinacional aqui no Brasil e acredito que esse será um grande ponto a meu favor”, afirma.

O serviço custa a partir de 28 800 dólares por um semestre, sem incluir as taxas. O pacote é da Experimento Intercâmbio e inclui curso, acomodação e refeições. “O foco é adquirir fluência e vivência internacional”, explica Patrícia Zocchio, CEO da agência. Os mais jovens também estão no embalo de viagens multidisciplinares.

Antonella Monteiro, de 16 anos, fez seu primeiro intercâmbio, em Boston, em 2013. No ano seguinte, foi estudar na Califórnia. “Depois, procurei uma universidade na Filadélfia, onde tive aulas de culinária, moda, ioga…”, conta. O valor desses pacotes de férias gira em torno de 2 000 dólares por semana.

Continua após a publicidade
Henrique Motta High Point University Educação
Henrique Motta High Point University Educação ()

A transformação de interesses também foi percebida pela Student Travel Bureau. As inscrições nos programas de high school (ou ensino médio) no exterior tiveram alta. A empresa registra crescimento de 10% a 15% ao ano. Canadá, Austrália e Estados Unidos são os principais destinos. Nesse último, um semestre em escola pública vale, em média, 7 000 dólares.

Experimento Intercâmbio Cultural, tel. 3707-7122.

Student Travel Bureau, tel. 3038-1551.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.