Conheça a chef que alimenta popstars internacionais em SP

Rita Atrib, banqueteira há 25 anos, já cozinhou para Aerosmith, David Bowie, Elton John, Guns N’ Roses, Rolling Stones, Ozzy Osburne...

No início do mês, o cantor Sting chegou ao Allianz Parque, onde faria seu único show no Brasil, horas antes da apresentação. Jogou futebol e foi jantar. O astro não fez nenhuma exigência gastronômica. Disse apenas que tinha preferência por comida light. Serviram-lhe, então, uma sopa de couve-flor com alho-poró e linhaça. Gostou tanto do prato que repetiu a refeição. A autora do cardápio é a banqueteira paulistana Rita Atrib, de 52 anos, dona do bufê e empresa de catering Petit Comité. Ela é responsável por alimentar cerca de 80% dos artistas internacionais em turnê pela capital, o que dá uma média de trinta espetáculos ao ano. Já elaborou receitas para David Bowie, Guns N’ Roses, Elton John, Rolling Stones e Ozzy Osburne (não, o roqueiro não comeu morcego e, sim, frango grelhado com legumes no vapor). Um de seus clientes mais recentes foi Justin Bieber. A pedido do popstar, preparou em seu camarim salmão ao molho teriyaki, filé mignon grelhado e ravioloni de mussarela de búfala. O rapaz jantou duas vezes no primeiro dia de apresentação.

Formada em arquitetura, Rita aprendeu a cozinhar trabalhando em restaurantes da Europa. Foi “descoberta” ao preparar um jantar na casa de amigos – entre os convidados, havia uma produtora de shows. Sua estreia como banqueteira foi no festival de heavy metal Monsters of Rock, em 1997. Depois disso, não parou mais. “Contrato a Petit Comité porque confio no cuidado, sabor e higiene”, explica o produtor Antonio Stancato, da Mercury Concert, que cuida de nomes como o de Aerosmith. Cada banquete inclui comidinhas nos camarins e salas vip, almoço e jantar, ao custo de até 100 000 reais. “Nosso desafio é atender diferentes necessidades, de solicitações inusitadas a restrições alimentares”, comenta a chef que já teve que preparar um cardápio macrobiótico para David Bowie, dieta halal para Cat Stevens e uma refeição sem alho ou cebola para Ringo Starr devido a uma do músico aos ingredientes.

Seu maior teste foi com Steven Tyler, do Aerosmith, que costuma pedir sobremesas quando viaja em turnê. O desejo mais recente foi um muffin de blueberry com farinha de amêndoas sem glúten e sem lactose. A tensão em preparar o doce era grande, pois o astro chegou a jogar na parede uma unidade feita em outra cidade brasileira. “Ele odiou, ficou muito mal-humorado com o que ele mesmo pediu. Ainda bem que aprovou o nosso”, comemora Rita, que fatura, com o serviço, cerca de 1,5 milhão de reais por ano. Sua próxima grande empreitada deverá ser a apresentação de Paul McCartney, em outubro. Será a primeira vez que a banqueteira atende o ex-Beatle. “Por enquanto, ainda não recebemos nenhum pedido especial”, garante.

Além dos shows, a Petit Comité organiza bufês de festas e eventos para empresas como Unilever e Hospital Israelita Albert Einstein. Para dar conta da produção, mantém uma equipe fixa de catorze pessoas, que trabalham de segunda a sábado no escritório e em uma cozinha industrial no Planalto Paulista, na Zona Sul. No ano passado, a empresa abriu uma rotisseria em Moema que, alguns meses após a inauguração, ganhou um pequeno café. Agora, a chef pretende abrir outra unidade da loja na Zona Oeste, ainda sem data definida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s