Continua após publicidade

Conheça a casa especializada em poutine, tradicional prato canadense

Localizada na Vila Mariana, a Canucks Poutinerie serve o prato composto de batata frita, molho, queijo e muuuitos complementos

Por Jennifer Detlinger
Atualizado em 20 jan 2022, 09h50 - Publicado em 1 jul 2016, 19h56

Que atire a primeira batatinha quem nunca foi a uma lanchonete e se rendeu aos prazeres calóricos de uma porção de fritas beeem generosa. Pois na Canucks Poutinerie, na Vila Mariana, a pedida é a protagonista do cardápio.

+ Bons endereços para comer faláfel dourado e crocante

E não é qualquer batata frita, não. O endereço se dedica à poutine (lê-se “putine”), receita de origem canadense que consiste em fritas incrementadas de queijos, molhos e até carnes, como frango, bacon, linguiça ou pernil suíno. 

A casa tem jeitão de boteco, com mesinhas de madeira espalhadas pela calçada, e foi aberta há quatro anos por Luana Desie e Carey Evans, canadense e ex-participante da terceira temporada do reality show culinário Cozinha Sob Pressão, do SBT.

Continua após a publicidade
Canucks Poutinerie
Canucks Poutinerie ()

Cortadas em palitos médios, a batata é frita em gordura vegetal para ficar sequinha. Tradicionalmente, o molho gravy que vai por cima tem como base caldo de carne. Na casa, é trocado por uma versão vegetariana com manteiga, molho de tomate, vinho e temperos — e, sim, fica bom. O queijo é preparado pela dupla de cozinheiras e se assemelha ao de coalho.

Há quinze versões de poutine no cardápio, desde combinações simples, com queijo, bacon e cebolinha, a mais diferentonas com ingredientes como cogumelo shimeji, kimchi (conserva de acelga fermentada na pimenta) e homus.

Continua após a publicidade
Canucks Poutinerie
Canucks Poutinerie ()

Visitamos o endereço e provamos a chamada poutine original, com pernil suíno desfiado (R$ 38,00). A porção ganha pontos porque os palitos não ficam molengas, mesmo com a quantidade de molho e de carne bem temperada e úmida por cima. E o queijo veio quentinho e derretido, apesar de tímido no paladar. No final, a combinação de ingredientes dá certo se mostra muito saborosa. 

+ Cinco batatas fritas imperdíveis na cidade

Continua após a publicidade

Dica esperta: antes de visitar o endereço, é preciso arrumar companhia para experimentar a poutine, já que é quase impossível devorar sozinho uma porção. Além do tamanho-família, mesmo as versões mais básicas ultrapassam 700 calorias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.