Receitas criativas para aproveitar as sobras da ceia de Natal

Chefs de cozinha ensinam a preparar pratos como fritada de peru e naked cake de panetone

A ceia natalina reúne diversos pratos em porções para lá de fartas e, embora a comilança na data costume ser afiada, as sobras são inevitáveis. Com um pouco de criatividade, no entanto, ao invés de requentar o peru é possível reaproveitar esses alimentos em novas receitas.

Para elaborar o almoço do dia 25, consultamos alguns chefs de cozinha que deram dicas de como preparar novos pratos com os restos da ceia.

+ Das compras à decoração, um manual para organizar a ceia

+ Dicas de presentes, lojas, receitas e muito mais sobre o Natal

+ Especialistas avaliam 20 panetones de supermercado: confira o resultado

Grande estrela do jantar, o peru assume papel de coadjuvante na “fritada um pouco de tudo” de Carlos Ribeiro, chef do restaurante Na Cozinha. A receita, à base de arroz e espuma de ovos, foi criada por sua mãe, dona Walkyria, e pode mesclar a ave com pernil, tender e bacalhau. “Como a ideia é não desperdiçar, vale usar todos os restos juntos e misturados”, diz ele.

O risoto com ragu de pernil, sugerido pelo chef Alexandre Romano, do Ella., também aproveita ao máximo o corte suíno. Além da carne que aparece misturada ao arroz, o osso do animal é usado para preparar o caldo do cozimento.

Para a sobremesa, a dica é usar os panetones que sobrarem para preparar um “naked cake” (bolo pelado, sem cobertura) recheado de brigadeiro branco. O preparo do doce é fácil, fácil.

Confira abaixo:

1/6
O chef Marcelo Tanus ensina a preparar um inusitado prato com as sobras da ceia de Natal  ( / Salada com chester ou peru ao molho oriental picante)
2/6
As chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão, do Las Chicas, ensinam a preparar o prato com as sobras da ceia de Natal ( / Salada de grãos, lentilha, damasco e amêndoas)
3/6
Carlos Ribeiro, do Na Cozinha, mostra como se faz um mexidão com espuma de ovos à base de peru, bacalhau, pernil ou tender ( / Chef ensina a preparar uma fritada com as sobras do Natal)
4/6
O chef Alexandre Romano, do Ella., mostra como aproveitar a carne e o osso do corte suíno para preparar o prato ( / Risoto com ragu de pernil)
5/6
O confeiteiro Alex Coelho ensina a preparar um bolo pelado com o tradicional quitute natalino  ( / Naked cake de panetone com brigadeiro branco)
6/6
O chef Pedro Vita ensina a transformar o chester servido na ceia de Natal em uma entrada à base de lascas de carne ( / Carpaccio de chester com chutney de abacaxi e nozes)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s