Continua após publicidade

Fechada pelo Psiu, Mercearia São Pedro volta a funcionar

Boteco da Vila Madalena agora encerra as atividades à meia-noite

Por Saulo Yassuda
Atualizado em 20 jan 2022, 09h23 - Publicado em 23 abr 2014, 18h15

O boteco Mercearia São Pedro, na Vila Madalena, foi reaberto na manhã de terça (22) depois de permanecer quatro dias lacrado. Na quinta-feira (17), a casa foi fechada pelo Psiu (programa municipal que fiscaliza a poluição sonora).

+ Bares que servem pastel em tamanho individual

Apesar de já ter voltado a funcionar normalmente, o local terá de seguir o horário à risca. “Quando der 1h, o bar tem de estar fechado, sem nenhum funcionários, e com as luzes apagadas”, diz Pedro Benuthe, um dos proprietários. Para que isso seja possível, a clientela será convidada a se retirar, no máximo, à meia-noite. 

Segundo a prefeitura, o boteco foi multado em 2007 por fechar depois da 1h, horário estabelecido por lei. Em 2011, uma nova multa foi aplicada pela mesma razão.

Em nota, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras afirma que, na vistoria da madrugada da última quinta, foi constatado que “o local não havia se adequado aos parâmetros estabelecidos pela legislação”.

Continua após a publicidade

VEJA SÃO PAULO perguntou ao orgão se a casa poderia ter reaberto as portas. Segundo a prefeitura, há uma decisão judicial que autoriza o lugar a funcionar depois da 1h, mas não foi informada a data dessa decisão.

BOTECO CULT

Fundada em 1968, a Mercearia é ponto de encontro de jornalistas, escritores, universitários e gente ligada ao cinema. O público bebe cervejas em garrafa em um ambiente bem simples, e é comum ocupar a calçada e parte da Rua Rodésia nas noites mais movimentadas.

Cliente do boteco, o escritor Ronaldo Bressane comentou o fechamento nas redes sociais. “Essa babaquice ‘coxinha’ da Lei do Psiu — inalterada sob Haddad — ainda vai acabar com o espírito boêmio de São Paulo”, escreveu. “Vamos beber nas montanhas.”

Continua após a publicidade

“Falta de respeito a quem faz a noite de São Paulo e atrai o Brasil inteiro”, reperticutiu o jornalista Xico Sá, assíduo frequentador do bar. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.