Drinques gelados para se refrescar no verão

Frutas, ervas e itens florais estão entre as apostas dos barmen para compor bebidas que causam até um arrepio na espinha de tão fresquinhas

As temperaturas altas são um prato cheio para os barmen criarem drinques e incluir novidades suaves e refrescantes nos cardápios.

“A tendência dessa temporada é mesclar itens herbáceos e florais”, afirma Spencer Jr., do MyNY Bar, eleito o barman do ano na edição do especial Comer & Beber de 2012. Uma de suas criações, que também renderam à casa a distinção de melhor carta de drinques, é o complexo feu por vous, mix de gim escocês com toques de rosa damascena, creme de violeta, pepino macerado, suco de limão-siciliano, néctar de agave e licor de ervas francês Chartreuse Verde, servido com três pétalas.

Renovado em agosto de 2012, o cardápio de coquetéis do SubAstor seguiu a mesma tendência. “Optei por versões combinadas com ervas, que conferem amargor às bebidas”, conta o barman Rogério Souza. Entre eles, o chamado french julep, preparado com licor Chartreuse Verde, bitter de ruibarbo, suco de limão-siciliano, espumante e folhas de hortelã.

No cardápio do Madeleine, destaca-se uma boa opção para dividir entre amigos. O mojito groove vem numa jarra com rum, suco de limão, hortelã, gengibre, morango e maracujá. Pertinho dali, também na Vila Madalena, no bar de tapas Venga!, eleito a revelação de 2012 no Comer & Beber, o português João Eusébio assina a primeira carta de drinques da casa. Das nove inclusões, destacam-se o el born, com gim, licores de laranja e de lichia, água tônica e suco de limão-siciliano, e a caipiriña, feita com cachaça, vinho Pedro Ximenez, limão e maçã-verde.

venga-gim-tonica

venga-gim-tonica

Outros drinques refrescantes da casa são o gim-tônica com gomos de grapefruit e laranja e o martini bilbao, com interessante sabor floral, que mescla o licor pacharán (de abrunho, uma peBaresquena ameixa), sucos de cranberry e limão-siciliano e água de flor de laranjeira.

suite-savalas-cucumber

suite-savalas-cucumber

Para Marcelo Vasconcellos, ex-Tutto Italiano Bar & Cucina, as frutas são o grande barato da estação. “Elas combinam acidez, frescor e amargor”, aponta. Um de seus drinques, batizado de squeezed don julio, leva tequila Don Julio, creme de cambuci com abacaxi, mix de cítricos (limão-siciliano e tahiti), suco de cranberry e refrigerante citrus. No bar-restaurante Taberna 474, onde presta consultoria, Vasconcellos elaborou o porto tonic, de vinho branco seco do Porto, água tônica, hortelã e limão-siciliano.

venga-drinque

venga-drinque

Já o Suíte Savalas, eleito o melhor para paquerar no Comer & Beber, apresenta um versão revisitada de margarita, feita com manga e um toque de pimenta dedo-de-moça. Outro opção é o cucumber, refrescante mistura de vodca, rodelas de pepino, club soba e xarope caseiro de capim-limão num copo alto com gelo.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s