Como se proteger do aumento-surpresa no Dia dos Namorados

Será que os estabelecimentos podem, legalmente, subir os preços na data por causa do aumento da clientela?

Algo muito comum de encontrarmos em datas comemorativas como o Dia das Mães e Dia dos Namorados é restaurante que aumenta o preço do rodízio por causa da alta expectativa de demanda. O rodízio da churrascaria, do japonês, do mexicano, entre outros, chega a dobrar de valor em alguns locais. A prática acaba deixando o consumidor com aquela sensação de estar sendo enganado quando o que realmente queria era aproveitar a data especial.

+ Sugestões de programas para fazer com seu amor no Dia dos Namorados

A reportagem de VEJA SÃO PAULO entrou em contato com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para tirar a dúvida: é permitido esse tipo de aumento em serviços decorrente de datas especiais?

Segundo o Procon, a prática é regular, ou seja, não há nenhuma lei que impeça o estabelecimento de aumentar o seu preço, independentemente de data.

O consumidor, porém, deve ficar atento à forma como o local está informando o seu cliente. No caso do restaurante que aumenta o preço do rodízio, por exemplo, deve conter um anúncio visível com o preço praticado naquela data para que o consumidor não seja pego de surpresa com o “novo valor” na hora de pagar a conta. É preferível ainda que os próprios funcionários avisem ao cliente que o preço está mais alto.

+ Onde encomendar menu pronto e caprichado para comemorar a data em casa

Portanto, fique atento ao local que vai escolher para celebrar o amor no próximo domingo (12). Pesquise, ligue se for o caso, e se informe antecipadamente se o estabelecimento não irá deixar os preços mais caros. E, caso sinta-se lesado, aproveite para pesquisar opções que fujam à regra. 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s