Continua após publicidade

Barista ensina a fazer um ótimo café coado em casa

Gelma Franco, barista e proprietária do Il Barista Cafés Especiais, dá dicas (e também faz alguns alertas) para quem costuma passar um cafezinho em casa

Por Nicole Dib
Atualizado em 20 jan 2022, 10h03 - Publicado em 24 Maio 2016, 20h22

Poucas coisas são mais reconfortantes do que uma xícara de café coado na hora. Quem não abre mão desse ritual em casa deve saber que o preparo da bebida requer cuidados. Gelma Franco, barista e proprietária da cafeteria Il Barista Cafés Especiais, explica que, antes de mais nada, é preciso escolher bem os grãos e evitar comprá-los em grande quatidade.

Ela ainda esclarece alguns mitos: “Há quem diga que a bebida agride o estômago, mas isso geralmente tem a ver com a péssima qualidade do produto”. Segundo Gelma, para esconder defeitos dos grãos, algumas marcas acabam torrando eles em excesso, deixando-os “quase carbonizados”. A barista também lista algumas dicas importantes na hora de passar um cafezinho.

+ Os melhores endereços para tomar café

1. A escolha do grão

Continua após a publicidade
Grãos de café da cafeteria Suplicy Cafés Especiais
Grãos de café da cafeteria Suplicy Cafés Especiais ()

Na hora de escolher o produto no mercado, deve-se procurar por grãos do tipo arábica, de sabor mais doce e menor teor de cafeína. Costumeiramente mais em conta, o café robusta possui amargor mais acentuado.

2. A quantidade certa do pó

Continua após a publicidade

Gelma explica que a quantidade correta é de dez gramas para cada 100 mililitros de água.

3. A temperatura adequada da água

A água precisa ser filtrada e a chama do fogão deve ser desligada assim que as bolhas começarem a se formar. “A água fervente pode queimar o café.” A garrafa térmica, o bule, a xícara e, principalmente, o coador devem ser escaldados antes – este último para tirar qualquer gosto presente.

Continua após a publicidade

4. Tipo de filtro

“Eu sou fã do filtro de pano, pois ele segura mais os aromas do café”, afirma Gelma. A barista também explica que o pó deve ser colocado delicadamente, sem a necessidade de compactá-lo, para que a água, despejada em movimentos circulares, possa preencher todos os espaços entre os grãos.

5. Higienização do filtro de pano

Continua após a publicidade

Não há uma regra: o filtro de pano pode ser lavado com água quente ou fria. De acordo com a especialista, há quem guarde o item na geladeira para que eventuais bactérias não se proliferem. “Eu não vejo problema nisso.”

Capa Ed. 2302 - O Mapa do Verão - Canelle Gastrobar em Ubatuba
Capa Ed. 2302 – O Mapa do Verão – Canelle Gastrobar em Ubatuba ()

6. Garrafa térmica: vale a pena ou não?

Continua após a publicidade

A barista não recomenda o uso de garrafas térmicas, já que bastam quinze minutos para a bebida oxidar. “Vai ficar com gosto de café requentado.”

7. A melhor embalagem

Segundo Gelma, o café deve vir embalado em uma embalagem hermética com válvula, para que ele possa “respirar” e seu aroma seja preservado por mais tempo. Embalagens à vácuo também são boas, porque evitam a oxidação. “Mas só até o momento da abertura do pacote”, pondera.

8. Como guardar o pó depois de aberto?

Quando se compra café em grãos, o melhor é deixá-lo na própria embalagem com válvula, fora da geladeira. Moído, ele deve ser colocado em um pote hermeticamente fechado e pode ser mantido na geladeira. 

9. Por quanto tempo depois de aberto o café ainda pode ser utilizado?

“Café bom é café fresco”, reforça Gelma. “Não compre muito, compre o suficiente para uma semana, no máximo, como uma fruta”. O tempo passa e a qualidade decai. A barista ainda sugere que o grão seja moído em casa. “Hoje é possível encontrar bom moedores a partir de 80 reais”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.