Túnel do tempo: você se lembra dessas modas gastronômicas?

Muitas coisas que eram chiques ficaram bregas, enquanto outras sumiram de vez

Coquetel de camarão. Os crustáceos mergulhados em molho golf e servidos na taça eram obrigatórios em um jantar requintado.

Crepe suzette. A sobremesa era uma festa que atraía os olhares de todos ao ser flambada no salão. Ainda pode ser encontrada, mas em geral já chega finalizada à mesa.

Chope com groselha ou menta. A dose de groselha ou licor de menta, colocada no fundo do copo antes do chope, deixava a bebida docinha e colorida.

VSP_07_10_764VSP_07_10_764

Leiterias. Salão escurinho, música melosa e até chocolate quente no menu. Assim eram as leiterias, frequentadas por casais. Mais famosa delas, a Sena ficava nos Jardins.

Peixe à belle meunière. Muitos se enrolavam para falar seu nome, e alguns menus o grafavam errado. Nada disso impediu que o pescado ao molho de manteiga com camarão, cogumelo-de-paris e alcaparra tivesse seus dias de glória.

+ Os chefs que revolucionaram a cozinha paulistana nas duas últimas décadas

Piña colada. Teria surgido no Caribe nos anos 50 a mistura de suco de abacaxi, rum, leite de coco e açúcar, que virou hit entre as mulheres. Hoje, a bebida kitsch deu lugar a drinques, digamos, mais elegantes.

Pizza com borda recheada. As bordas com catupiry ou outros ingredientes inflavam as calorias e a conta. Agora estão restritas a casas mais populares e delivery.

Truta au bleu. Servida nos anos 80 e 90, a receita consistia no cozimento da truta eviscerada, que ia do tanque direto à panela. É difícil imaginar que fizesse sucesso hoje.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s