O chocolate vai acabar em 2020? Não é bem assim

Gigante Barry Callebaut afirma que escassez de cacau é menor do que a divulgada; produtoras paulistanas não temem o fim do produto

Nos últimos dias, circulou uma notícia alarmante: o chocolate vai acabar em 2020. Segundo matéria do The Washington Post publicada em 15 de novembro, a produção de cacau não acompanharia o aumento do consumo de chocolate no mundo e o futuro seria nada doce.

A informação teria sido confirmada por duas das maiores fabricantes do produto, a marca franco-belga com sede na Suíça Barry Callebaut e a americana Mars (da M&M’s e do Twix).

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A história real, no entanto, parece menos alarmante. “A Barry Callebaut não emitiu qualquer pronunciamento à imprensa ou descobertas sobre um eventual déficit de mil toneladas de cacau até 2020″, diz a nota emitida pela empresa.

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Segundo a Callebaut, deve haver, sim, alguma escassez de cacau até 2020, mas esse déficit será “bem menor” que a projeção de 2010 que baseou da notícia. A companhia diz adotar programas de sustentabilidade com alternativas para evitar a falta do produto. 

   

Apesar de não negar o perigo do “apagão” em 2020, a Mars endossa o coro e tranquiliza os consumidores. A empresa afirma trabalhar “com a indústria e governos produtores para desenhar e entregar projetos focados em produtividade e desenvolvimento”.

BRASIL

Por aqui, as produtoras de chocolate não se desesperaram com o possível fim do cacau. “Ouço há uns quinze anos essa história”, conta Oswaldo Marconi, dono da Di Siena, popular fábrica com loja em Perdizes. “Por enquanto, tenho uma programaçao de entrega normal com meu fornecedor de matéria-prima.”

Entretanto, o empresário reclama do preço do cacau cada vez mais caro. “No último ano, houve aumento de 100% no valor da manteiga e na massa de cacau”, afirma Marconi. “O surto de ebola na África, uma das grandes produtoras, contribuiu para essa inflação.”

Fábrica Cacau Show_2158

Fábrica Cacau Show_2158

“Tem um pouco de exagero na notícia, francamente”, diz Alexandre Costa, presidenter da gigante Cacau Show, rede com 1 770 lojas espalhadas pelo Brasil. Segundo o empresário, hoje há um grande investimento na produção de cacau no país, e o cultivo e a produtividade devem crescer à medida que o consumo aumentar. “A gente é cacau show. Vai acabar o cacau e ficar só o show [risos]”, ironiza. Os chocólatras respiram aliviados.

 

 

 

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