Continua após publicidade

O centenário da Padaria São Domingos

No mesmo local desde 1913, o estabelecimento celebra aniversário e prepara livro

Por Mauricio Xavier [com reportagem de Helena Bertho]
Atualizado em 20 jan 2022, 09h23 - Publicado em 8 nov 2013, 18h21

Ao desembarcar no Brasil no fim do século XIX vindo da Itália, o calabrês Domenico Albanese comprou uma chácara próximo ao centro de São Paulo e instalou um forno para vender pães no atacado. Foi somente em 1913 que abriu a hoje centenária Padaria São Domingos e passou a atuar no varejo, conquistando fama com receitas típicas como o pão recheado de linguiça.

O estabelecimento participou de momentos históricos da capital: para evitar depredação durante um saque promovido por populares esfomeados durante a Revolução de 1924, Albanese distribuiu produtos de graça. O empresário morreu em 1945, aos 84 anos de idade, mas sua família nunca mais deixou o local e a atividade.

 

Uma mudança chegou a ser cogitada em 1968, quando a casa recebeu uma notificação de desapropriação para abrir espaço à obra do Minhocão. Os donos tanto reclamaram que o elevado acabou deslocado para o negócio continuar de pé na Rua São Domingos. Bisneto do fundador e atual proprietário, Silvio Albanese prepara um livro com a trajetória da padaria. “Mas ainda não há previsão de publicação”, afirma. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.