Roteiro gastronômico do aniversário de São Paulo

Restaurantes, bares e estabelecimentos de comidinhas preparam receitas especiais para a comemoração do dia 25

Do sushi à pizza margherita, São Paulo não deixa na mão seus quase 12 milhões de habitantes quando o assunto é comida. Neste sábado (25), quando a cidade completa 460 anos, restaurantes, bares e casas de comidinhas prestarão homenagens à cidade com promoções e criações de novos pratos.

+ 460 programas para curtir em São Paulo antes de morrer

No francês Le Vin Bistro, por exemplo, um menu degustação (80 reais) com entrada, prato principal e sobremesa foi montado para celebrar a data. Pedindo dois, uma jarra de sangria ou de clericot vem como cortesia. O restaurante Praça São Lourenço acrescenta pastel e caldo de cana ao bufê de almoço do dia 25. A refeição será ao som de samba e MPB tocados ao vivo pelo Trio Som Livre.

Para quem preferir celebrar a data no bar, o Desembargador é uma boa opção. Pedindo qualquer prato do cardápio, o cliente ganha um drinque especial, o hennessy SP, que é feito com Hennesy Vsop, sucos de limão e de cranberry e romã. Já o chef do Paribar, Luiz Campiglia, criou o afogado de Piratininga (35,90 reais), um ensopado com maminha em cubos servido com pirão e o molho da carne inspirado na história da cidade.

Em Santana, o Chip’s Burger servirá, apenas no sábado (25), um sanduíche de pernil marinado no vinho e servido no pão ciabatta (16,99 reais). De quebra, ao pedir o lanche, a sobremesa é grátis: um churros de doce de leite acompanhado de uma bola de sorvete de creme. Confira abaixo o roteiro completo:

 

RESTAURANTES

Aze Sushi: o sushiman Edson Yamashita elaborou para o aniversário da cidade um prato típico da culinária japonesa com peixes da costa brasileira. O chamado Mini Tirashi Aze leva atum, garoupa, pargo, olho de boi e carapau. Servida desde o dia 20 até o dia 25 de janeiro, a composição especial custa 45 reais.

Brasil a Gosto: conhecida por reinterpretar receitas típicas de regiões do país, a chef Ana Luiza Trajano prepara o Boia Paulista para comemorar os 460 anos da capital. Inspirada no tradicional virado à paulista, a composição tem bisteca, linguiça, arroz branco, tutu de feijão, ovo frito, couve e banana grelhada. O prato poderá ser provado no almoço e no jantar dos dias 25 e 26 de janeiro e custará 61 reais.

Dona Lucinha: quem for almoçar no restaurante mineiro no sábado (25) ganhará uma caipirinha como cortesia. O bufê custa 56 reais nos finais de semana e é divido em duas partes: da fazenda e tropeiro. Entre as quarenta opções, frango com quiabo, rabada com agrião, vaca atolada, dobradinha e galinhada. 

Don Curro: no almoço e no jantar do dia 25, os clientes do restaurante espanhol ganharão uma taça de espumante Cava Codorniu Rosado para comemorar a data. Entre as sugestões, a aclamada paella (276 reais) leva arroz com açafrão espanhol, mariscos, frango, cigalas, camarões, lulas, lagostas com tiras de pimenta vermelha e ervilhas frescas. Também parte do cardápio, os langostinos a la plancha (camarões grandes grelhados com azeite e alho servidos com batatas coradas) custam 130 reais.

Praça São Lourenço - aniversário de SP

Praça São Lourenço – aniversário de SP

Le Vin Bistro: até o dia 26, as quatro unidades da casa francesa servem um menu degustação composto pelos pratos mais pedidos no bistrô (80 reais por pessoa). A entrada fica por conta da salada de queijo de cabra. Para o prato principal, steak tartare ou arroz de pato e, como sobremesa, qualquer doce da pâtisserie homônima. Pedindo dois menus na mesma mesa, os clientes ganham um jarra (500 mililitros) de sangria ou clericot. O preço das bebidas fora da promoção é de 32 reais cada. 

Praça São Lourenço: música ao vivo, pastel e caldo de cana são as atrações especiais do restaurante para o sábado (25). A bebida será servida pura ou com frutas (maracujá, abacaxi e limão), além da versão caipirinha feita com cachaça Janeiro, limão e picolé de limão (23 reais). O quitute ganhará os recheios de bacalhau, calabresa, carne-seca, palmito e queijo. Na música, MPB e samba interpretados pelo Trio Som Livre. O bufê também terá feijoada. Custa 98 reais por pessoa. Crianças de até cinco anos não pagam, de seis a nove anos, o valor cai para 49 reais.

Terraço Itália: o bufê especial no almoço de aniversário da cidade (105 reais por pessoa) terá minipastel de carne ou de queijo, picadinho, leitão à pururuca com farofa, camarão à paulista entre outros pratos. Para encerrar, torta de limão, tiramisu, bolo de doce de leite com amêndoas ou frutas da estação.  

Zi Tereza di Napoli: para homenagear os 460 anos de São Paulo, a pizzaria localizada no bairro do Campo Belo criou um recheio com o nome da cidade. Para ser provada apenas no dia 25, a edição limitada une quatro sabores muito conhecidos no paladar dos paulistanos em uma única pizza: quatro queijos, portuguesa, margherita e calabresa (60 reais).

Les 3 Brasseurs

Les 3 Brasseurs

BARES

Desembargador:  pedindo um dos pratos do cardápio, o bar propõe um drinque como cortesia. Elaborado pelo barman Kascão, a bebida chamada Hennessy SP é feita com Hennesy Vsop, sucos de limão e de cranberry e romã. Entre as sugestões estão o paillard com fettuccine (31,90 reais), medalhão ao molho de cogumelo seco (38,80 reais), galeto grelhado (29,80 reais) e o espaguete com lula e camarão ao molho de tomate (29,90 reais).

Genuíno: na Vila Mariana, o bar servirá caipirinha em dobro durante a feijoada com chorinho ao vivo (59,80 reais para os adultos e 29,90 reais para crianças de até 12 anos). As opções são: genuína caipirinha (cachaça, gelo, limão, açúcar e capricho, a 17 reais), genuína caipiríssima (Bacardi, gelo, limão e açúcar -17 reais), genuína caipiroska (vodca, gelo, limão e açúcar -17 reais) e caipirinha genuína especial (cachaça reserva prata ou bronze, gelo, limão e açúcar-18,90 reais).   

Les 3 Brasseurs: o tradicional virado à paulista (38 reais) será servido exclusivamente no próximo sábado (25). A será composta de bisteca grelhada com calabresa, couve salteada, arroz basmati, torresmo pururuca, tutu de feijão e banana empanada. Pedindo um chope de 250 mililitros (6,50 reais) para acompanhar, o cliente ganha um copo personalizado com o tema do aniversário de São Paulo.

Olaria Bar:  na casa da Liberdade, os 460 anos da cidade de São Paulo serão comemorados ao som de um carioca. O músico Barão do Pandeiro estará presente na feijoada de sábado a partir das 15h. Ironias à parte, as canções serão em homenagem a um dos mais famosos sambistas, o paulista João Rubinato, também conhecido como mestre Adoniran Barbosa.

Paribar:  criação do chef Luiz Campiglia, o afogado de piratininga é um prato pensado exclusivamente para a data. Um ensopado feito com maminha em cubos e servido com pirão e o molho da carne (R$ 35,90). O nome da receita foi inspirado nos tempos da colonização da cidade e nas missões jesuítas. Para acompanhar, a cerveja em garrafa (Original) custa 8,70 reais.

Aniversário de SP - Burger lab experience

Aniversário de SP – Burger lab experience

COMIDINHAS

Burger Lab Experience:  na sexta-feira (24), véspera do aniversário de São Paulo, a casa de hambúrguer adiciona ao cardápio o “x-salada típico paulistano” com alguns ingredientes exclusivos da casa. No pão tradicional, a carne ganha a companhia de uma maionese feita com salsa e alho, blend de costela Angus, alface e tomate. Serão apenas 40 unidades, e cada uma custará 32 reais.

Casa Santa Luzia: o chef Carlos Siffert junto com a equipe de nutrição do empório preparam um cuscuz paulista para os 460 anos da cidade. Entre os dias 22 e 25 de janeiro, o prato estará disponível na rotisseria da casa. Também é possível encomendar em outras datas. O preço do quilo é 51 reais, e a unidade, com 160 gramas, custa 10,20 reais.

Chip’s Burger: o sanduíche de pernil criado para comemorar a data é marinado no vinho e servido no pão ciabatta com vinagrete (16,99 reais). Ao pedir o lanche no próximo sábado (25), o cliente ganha como cortesia o churros de doce de leite acompanhado de uma bola de sorvete de creme. 

P.J Clarke’s: a rede de Nova York estende o horário do brunch no sábado (25) até 17h para celebrar os 460 anos da cidade. Dentro do menu, estarão algumas sugestões com caras paulistanas, como bolinho de chuva, cuscuz, bolinho de bacalhau e sanduíches de pernil e mortadela. O valor é de 42 reais por pessoa. Com até dez anos, as crianças pagam 22 reais. Além disso, a lanchonete disponibilizará, a partir das 10h30, vans saindo da unidade da Rua Doutor Mário Ferraz com destino a exposição “Visões da Coleção Ludwig”, no Centro Cultural Banco do Brasil. Um voucher cortesia drinque será distribuído na saída do evento.

Confira cinco atrações gastronômicas que acontecem na sexta (24) e no sábado (25):

1/6
Evento reúne exposições, arte urbana, shows e gastronomia neste sábado (25) ( / MIS promove quinta edição do Conexão Cultural em homenagem à cidade)
2/6
Chefs na Rua - Virada Cultural 2012 (Sophia Braun / Chefs na Rua)
VejaSP
starsstarsstarsstarsstars| Confira horários e locais
3/6
( / Feirinha Gastronômica – Aniversário de São Paulo)
4/6
Giro Itubaína - Aniversário de São Paulo (Divulgação / Giro Itubaína – Aniversário de São Paulo)
5/6
Bar da Dona Onça - Taste of Centro (Divulgação / Taste of Centro)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s