Continua após publicidade

Supremo rejeita reclamações de Xuxa sobre imagens no Google

Apresentadora pedia a retirada de fotos que considerava negativas para a sua imagem 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h04 - Publicado em 16 set 2015, 21h17

A apresentadora Xuxa Meneghel sofreu nova derrota no Supremo Tribunal Federal na última terça (15). A corte decidiu manter válida uma decisão do ministro Celso de Mello que negou seguimento a uma reclamação de Xuxa contra o Google.

+ Irmão de Xuxa morre no Rio de Janeiro

Ela pretendia proibir a gigante da tecnologia de exibir resultado de buscas de imagens e informações consideradas, por ela, negativas para a sua imagem. A apresentadora pedia que o site de buscas não apresentasse qualquer resultado para pesquisas que utilizassem as palavras “Xuxa pedófila” ou trouxessem imagens do filme Amor, Estranho Amor (1982), protagonizado por ela.

A primeira instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro chegou a atender ao pedido da apresentadora. Entretanto, a decisão foi reformada pelos desembargadores do TJ, que decidiram restringir apenas algumas imagens apresentadas pela defesa da artista.

Continua após a publicidade

O caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a decisão, entendendo que os sites de busca não podem “ser obrigados a eliminar do seu sistema resultados derivados da busca de determinado termo ou expressão, tampouco os resultados que apontem para uma foto ou texto específico”.

+ Xuxa fala sobre suposto caso com Ivete Sangalo: “Fico chateada”

Quando um novo recurso apresentado pelos advogados chegou ao Supremo, o ministro Celso de Mello negou seguimento do recurso. De acordo com o ministro do Supremo, não foi verificada, na decisão do STJ, “a existência de qualquer juízo, ostensivo ou disfarçado, de inconstitucionalidade das normas legais”. Ele considerou a reclamação da artista “inacolhível”. Os ministros da Segunda Turma do STF confirmaram a decisão do ministro, sem debates na sessão de julgamento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.