Dia das Mães tem primeiro desempenho positivo desde 2014

Crescimento nas vendas do comércio foi de 2% em comparação com 2016; queda de inflação, redução de juros e liberação de FGTS estão entre as justificativas

O Dia das Mães deste ano foi melhor para os comerciantes quando comparado ao de 2016. Segundo pesquisa lançada pela consultoria Serasa Experian nesta segunda-feira (15), foi registrado no país um aumento de 2% nas vendas, entre os dias 8 e 15 de maio, em relação ao período equivalente do ano passado, 2 a 8 de maio, quando a queda nas vendas foi de 8,4% – a maior desde que o indicador foi criado, em 2003. Na cidade de São Paulo o crescimento foi de 3,3%.

O que justifica essa mudança é a queda de inflação, redução de juros e liberação de contas inativas do FGTS, segundo o economista Luiz Rabi. “É um dado positivo, nada exuberante, mas só tinha dado negativo na economia”, disse. “Ainda faltam 9% para haver uma recuperação, mas a direção já está positiva”, complementa.

Esse percentual positivo no comércio para o Dia das Mães é o primeiro registrado desde 2014, segundo a Serasa (confira a tabela abaixo).

(Divulgação/Veja SP)

“Em termos de volume, [o Dia das Mães] é a segunda data mais importante do varejo, é o Natal do primeiro semestre”, disse. “A tendência das próximas datas é de crescimento pequeno, próximo de zero”, complementa.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s