25 pessoas e lugares que fizeram a história de SP

Acompanhe a formação da cidade em textos de Roberto Pompeu de Toledo e fotos de Cristiano Mascaro

Conheça 25 pessoas, parcerias e coisas que ajudaram a construir a história da cidade.

+ Galeria reúne 25 imagens da história de São Paulo

1/26
A expressão ganhou significados no Brasil. Saiba quais são eles ( / 18. Você sabe o que é pau de arara?)
2/26
Ambos legaram a São Paulo contribuições que foram além do setor de comunicações ( / 19. Julio de Mesquita Filho e Chateaubriand: capitães da imprensa)
3/26
Não é por acaso que eles sejam obras de italianos, ou de descendentes de italianos. Foi a imigração que abriu o horizonte culinário de São Paulo ( / 20. O Castelões e o Fasano: ícones da gastronomia paulistana)
4/26
São Paulo construiu a medicina mais avançada do Brasil no período entre os dois profissionais ( / 21. Emílio Ribas e Zerbini: personagens marcantes na medicina)
5/26
Padres escreveram textos memoráveis sobre a fundação da cidade ( / 1. Saiba a importância de Nóbrega e Anchieta para São Paulo)
6/26
Português tomou como esposa uma filha do cacique e formou-se entre eles uma aliança de sangue ( / 2. Conheça a história de João Ramalho e Tibiriçá)
7/26
Restos do bandeirante e de sua mulher, Maria Garcia, estão enterrados junto ao altar ( / 3. Fernão Dias Pais construiu a igreja e o mosteiro dos beneditinos de SP)
8/26
Cena ganhou dimensões épicas no quadro de Pedro Américo, que preferiu representar o príncipe regente em traje de gala e sobre um cavalo ( / 4. Gesto de dom Pedro I premiou São Paulo como local de independência)
9/26
Ele nasceu em Salvador, filho de um português e da ex-escrava Luiza Mahin, e antes de chegar a São Paulo percorreu incríveis caminhos ( / 5. Luís Gama: o primeiro grande líder negro de São Paulo)
10/26
Por estar situada entre a região produtora e o Porto de Santos, a cidade assumiu uma posição privilegiada ( / 6. Café foi o grande responsável pelo crescimento de São Paulo)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s