Continua após publicidade

25 pessoas e lugares que fizeram a história de SP

Acompanhe a formação da cidade em textos de Roberto Pompeu de Toledo e fotos de Cristiano Mascaro

Por Roberto Pompeu de Toledo
Atualizado em 27 dez 2016, 20h19 - Publicado em 22 out 2010, 21h45

Conheça 25 pessoas, parcerias e coisas que ajudaram a construir a história da cidade.

+ Galeria reúne 25 imagens da história de São Paulo

1/26
A expressão ganhou significados no Brasil. Saiba quais são eles ( / 18. Você sabe o que é pau de arara?)
2/26
Ambos legaram a São Paulo contribuições que foram além do setor de comunicações ( / 19. Julio de Mesquita Filho e Chateaubriand: capitães da imprensa)
3/26
Não é por acaso que eles sejam obras de italianos, ou de descendentes de italianos. Foi a imigração que abriu o horizonte culinário de São Paulo ( / 20. O Castelões e o Fasano: ícones da gastronomia paulistana)
4/26
São Paulo construiu a medicina mais avançada do Brasil no período entre os dois profissionais ( / 21. Emílio Ribas e Zerbini: personagens marcantes na medicina)
5/26
Padres escreveram textos memoráveis sobre a fundação da cidade ( / 1. Saiba a importância de Nóbrega e Anchieta para São Paulo)
6/26
Português tomou como esposa uma filha do cacique e formou-se entre eles uma aliança de sangue ( / 2. Conheça a história de João Ramalho e Tibiriçá)
7/26
Restos do bandeirante e de sua mulher, Maria Garcia, estão enterrados junto ao altar ( / 3. Fernão Dias Pais construiu a igreja e o mosteiro dos beneditinos de SP)
8/26
Cena ganhou dimensões épicas no quadro de Pedro Américo, que preferiu representar o príncipe regente em traje de gala e sobre um cavalo ( / 4. Gesto de dom Pedro I premiou São Paulo como local de independência)
9/26
Ele nasceu em Salvador, filho de um português e da ex-escrava Luiza Mahin, e antes de chegar a São Paulo percorreu incríveis caminhos ( / 5. Luís Gama: o primeiro grande líder negro de São Paulo)
10/26
Por estar situada entre a região produtora e o Porto de Santos, a cidade assumiu uma posição privilegiada ( / 6. Café foi o grande responsável pelo crescimento de São Paulo)
11/26
Em 1867 foi inaugurada a São Paulo Railway, popularmente conhecida como “a Inglesa”, estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí ( / 7. Da mula para o trem: sinal de modernidade)
12/26
Ideias que deram mais mobilidade a São Paulo surgiram da cabeça dos estrangeiros Jules Martin e Joaquim Eugênio de Lima ( / 8. Os responsáveis pela criação do Viaduto do Chá e da Avenida Paulista)
13/26
'Brás, Bexiga e Barra Funda' e os textos de Alexandre Ribeiro Machado representam o reconhecimento literário da nova sociedade paulista ( / 9. Conheça o personagem Gaetaninho e o autor Juó Bananére)
14/26
Além do prédio da Secretaria da Fazenda, inaugurado em 1891, ele projetou um segundo, ao lado, para a Secretaria da Agricultura, inaugurado em 1896 ( / 10. Ramos de Azevedo: o arquiteto que remodelou São Paulo)
15/26
A história de seus inícios, mil vezes recontada, tem sabor de lenda ( / 11. Francisco Matarazzo: o príncipe dos industriais paulistas)
16/26
O primeiro introduziu o esporte em São Paulo e o segundo foi o primeiro presidente do Sport Club Corinthians Paulista ( / 12. Charles Miller e Miguel Bataglia: personagens do futebol brasileiro)
17/26
Nunca antes, e nunca depois, a cidade reuniu um grupo de jovens capaz de fazer tanto barulho ( / 13. Mário e Oswald de Andrade: destaques da Semana de Arte Moderna)
18/26
O cavaliere Giuseppe Martinelli era acusado de, imprudentemente, acrescentar andares a um projeto original que previa apenas catorze ( / 14. Martinelli: prédio foi construído sob desconfiança)
19/26
Se uma cultivou café, a outra é a introdutora da soja no Brasil ( / 15. Dona Veridiana e Pagu: ícones femininos)
20/26
Empresa canadense foi a responsável por trazer o bonde elétrico à cidade. Loja de departamentos foi uma ideia importada da Europa ( / 16. Light e Mappin: símbolos da modernidade)
21/26
Para o bem ou para o mal, muito da cara de São Paulo, até hoje, se deve ao que ele pensou e conseguiu realizar ( / 17. Conheça a importância de Prestes Maia para a cidade)
22/26
‘Saudosa Maloca’ reflete a cidade dos migrantes. ‘Trem das Onze’ retrata a desolação de um tipo assoberbado que mal tinha tempo para a namorada ( / 22. Adoniran Barbosa musicou São Paulo)
23/26
Ambos assumiram papéis de pioneirismo num momento de divisão de águas na história de São Paulo ( / 23. Conheça a história de Dener Pamplona e Caio de Alcantara Machado)
24/26
Os dois endereços são conhecidos nacionalmente e constituem os extremos da face comercial de São Paulo ( / 24. O Shopping Iguatemi e a 25 de Março: extremos que se complementam)
25/26
O primeiro nasceu nos bairros nobres da cidade e o segundo tem seu berço na periferia ( / 25. ‘Automobiliste’ e motoboy: sobre rodas, reflexos de dois mundos)
26/26
Escolha de São Paulo como local para se investir foi acertada. A cidade lideraria a nova arrancada industrial brasileira, nos anos 1950 ( / Adendo: Victor Civita, a Editora Abril e VEJA SÃO PAULO)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.