Continua após publicidade

Transposição do Rio Jaguari para o Reservatório Atibainha é aprovada

Interligação está previsto para ser concluída em 2016 e deve melhorar a situação do Sistema Cantareira

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h53 - Publicado em 16 jan 2015, 20h36

 

A Agência Nacional de Águas (ANA) aprovou a obra de interligação entre os reservatórios do Rio Jaguari e o Rio Atibainha, que compõe o Sistema Cantareira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (16), após reunião de técnicos da ANA e representantes dos governo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Jaguari integra a bacia do Rio Paraíba do Sul e o Atibainha compõe a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A obra de interligação, que na prática fará uma transposição de um rio para o outro, foi apresentada no início do ano passado pelo governo paulista como parte das soluções para a seca do Cantareira.

A transposição, contudo, só deverá ser concluída em 2016. Isso porque a ANA e os governos dos Estados irão apresentar as regras de operação dos reservatórios do Paraíba do Sul, cujo comitê deverá realizar novas audiências públicas antes de aprovar a medida.

Continua após a publicidade

“A operação da interligação entre os reservatórios das duas bacias só terá início quando as obras estiverem concluídas e começarem a valer as novas regras de operação dos reservatórios do Paraíba do Sul, portanto, a interligação não irá ocorrer no atual período hidrológico, quando os níveis dos reservatórios estão muito baixos”, explicou a ANA, em nota.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.