Continua após publicidade

Passo a passo

Ele começou a vida como engraxate e chegou a vender 3 000 calçados por dia

Por Fábio Sanchez
Atualizado em 5 dez 2016, 18h36 - Publicado em 11 set 2010, 02h45

Romão Sampere conhece cada passo do Tatuapé. Começou como engraxate na Praça Silvio Romero, no fim da década de 40, e nos anos 80 chegou a ter uma sapataria de 5 000 metros quadrados, na Avenida Celso Garcia. Passou a lustrar sapatos aos 7 anos, para ajudar nas finanças de casa. Não deu certo. “Era o meu primo de um lado do banco e eu do outro”, diz Sampere. “Do lado dele fazia fila, mas ninguém queria vir comigo. Eu sujava as meias dos clientes”. Romão levava jeito para o futebol, que jogava numa rua de terra onde hoje fica a estação do metrô. Gaba-se de haver marcado 4 298 gols, numa contabilidade só sua. Corintiano roxo, mandou entalhar o símbolo do Timão na porta de casa.

Aos 22 anos, montou uma sapataria na Avenida Celso Garcia com a ajuda dos vizinhos. Sem dinheiro, vendia calçados cedidos em consignação por um concorrente. O negócio não dava prejuízo, mas também não decolava. Foi quando um radialista da região ofereceu anúncios na rádio, por 900 cruzeiros. “Recusei, era o triplo do que eu ganhava por mês. Então ele disse que, se eu não vendesse o suficiente para pagar, não cobraria”, lembra Sampere. “Pois só as vendas do primeiro dia depois do anúncio já pagaram o investimento.” Graças aos consumidores do Tatuapé, a sapataria Romão, nos anos 80, chegou a ter mais de 300 funcionários e 3 000 calçados vendidos por dia. Com a decadência do comércio na Avenida Celso Garcia, em 1998 migrou para o Shopping Metrô Tatuapé. E continua lá, orgulhoso e feliz.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.