Em nota, secretário pede desculpas por ameaçar agente cultural

Em reunião com entidade da Zona Leste, André Sturm se exaltou e disse: “Vou quebrar a sua cara.” A ameaça foi gravada e divulgada em rede social

O secretário municipal de Cultura, André Sturm, divulgou na tarde desta terça-feira (30) uma nota pedindo desculpas por ter se exaltado e usado “linguagem inadequada” em reunião com integrantes do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, da Zona Leste, nesta segunda-feira (29).

O caso veio a público hoje pela manhã, quando membros do grupo divulgaram no Facebook uma gravação de pouco mais de 30 minutos, com um trecho do encontro. No fim do áudio, Sturm ameaça o agente cultural Gustavo Soares, dizendo: “Vou quebrar a sua cara.”

Confira o pedaço da conversa:

O grupo se reuniu com o secretário para discutir a renovação de um contrato que a entidade tinha com a prefeitura. O secretário, então, apresentou uma proposta de parceria em que a entidade teria de mandar uma prestação de contas das atividades da casa.

Sturm diz que a negociação não envolveria dinheiro, e sim a regularização do uso do espaço. A secretaria pagaria a água e a luz e os integrantes do movimento cuidariam da manutenção. Eles poderiam cobrar por atividades, como oficinas, para gerar receita. E também vender café e bolo, entre outros itens. “Essa parte de repasse de recursos, a gente ainda não tem ideia de quanto dinheiro poderá ser, sinceramente”, diz Sturm na gravação.

Soares, então, argumenta que o grupo não enxerga vantagem no plano. “A gente não vê necessidade em formalizar uma parceria com o poder público e não ter nenhum retorno financeiro em relação a isso. Continuamos fazendo as nossas atividades da mesma forma, de maneira autônoma, sem ter de burocratizar o processo, prestar contas pra algo que o poder público não está dando nem um real. Pra gente não faria sentido”.

Ele também diz que o grupo não está preocupado com o risco de expulsão e tem respaldo da comunidade no entorno, incluindo empresas, comércio e agentes culturais.

Alguns momentos depois, o secretário ameaça lacrar o espaço em que funciona o movimento caso eles não formalizem a parceria, e chama o discurso do grupo de “babaca”. Soares o chama de desequilibrado e, aí, Sturm ameaça “quebrar a cara” do jovem. “Vai cuidar da sua vida, vai cuidar da sua vida. Acabou a molecagem, vai arranjar lugar para fazer as suas gracinhas. Eu não vou quebrar a sua cara porque eu não vou sujar a minha mão, tá bom?”, diz o secretário, exaltado. O jovem, em seguida, ameaça registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.

Em publicação no Facebook, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo afirmou repudiar “a atitude autoritária, antidemocrática, reativa e de coação” do secretário, e diz que tomará “todas as medidas de proteção cabíveis junto aos órgãos públicos”.

Confira a nota enviada pela Secretaria de Cultura:

“Nota de esclarecimento:

Durante reunião com agentes culturais de Ermelino Matarazzo, me exaltei e usei linguagem inadequada para a posição de Secretário. Por esta atitude peço desculpas ao rapaz e a todos os munícipes.

Recebemos ontem representantes do Coletivo de Ermelino Matarazzo para oferecer uma parceria que visava a manutenção do grupo no espaço, com autonomia e segurança. Ao contrário do que imaginávamos, o coletivo não buscava formalizar a parceria. A intenção era apenas obter recursos públicos, sem prestação de contas.

Nossa proposta sempre foi a de reconhecer a ação cultural que estava sendo feita, mas com responsabilidade, por se tratar de uma Casa de Cultura. Lamento minha atitude e reforço o compromisso de permanecer aberto ao diálogo com todos os segmentos artísticos e agentes culturais da cidade, como tenho feito desde o primeiro dia da gestão, na construção de políticas e ações que buscam valorizar a cultura em todas as formas de expressão. André Sturm, Secretário Municipal de Cultura”.

Confira a nota de repúdio divulgada pelo Movimento Cultural Ermelino Matarazzo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s