Continua após publicidade

São Paulo é a 2ª cidade que mais arrecada em série beneficente da amfAR

Segundo organizadores, 8,5 milhões de dólares foram angariados por aqui nos últimos cinco anos

Por João Batista Jr.
Atualizado em 27 dez 2016, 18h28 - Publicado em 15 abr 2016, 16h33

Famosa pelos eventos de galas que promove ao redor do mundo, a amfAR trabalha sério em pesquisa para encontrar a cura da Aids. A entidade sem fins lucrativos tem como CEO o americano Kevin Frost, cujo trabalho para a entidade começou em 1994. Os leilões da série Inspiration Gala para arrecadar fundos acontecem em cidades, como Nova York, Toronto, Paris, Miami e Los Angeles. São Paulo terá a edição deste ano nesta sexta (15).

A capital paulista é extremamente relevante para a organização e a razão é palpável: por aqui, arrecadou-se um terço do total dos eventos da série Inspiration realizados em todo mundo. Foram 8,5 milhões de dólares somente na capital paulista ao longo de todas as edições, frente aos 26 milhões de dólares arrecadados mundialmente. VEJA SÃO PAULO conversou com Frost, que elogiou a generosidade dos brasileiros. Confira trechos da entrevista: 

+ Jovens procuram remédio para evitar contaminação pelo HIV

Qual a importância do Inspiration Gala São Paulo para a amfAR? Os brasileiros têm sido generosos com suas doações?

Nos últimos seis anos o Inspiration Gala São Paulo se tornou um evento global. Os fundos que arrecadamos aqui no Brasil estão sendo investidos, apoiando os esforços de grandes pesquisadores em sua missão de encontrar a cura para o HIV/Aids. Essa pesquisa beneficiará milhões de pessoas vivendo com HIV no Brasil e no mundo. Nós devemos grande parcela de nosso sucesso à família Diniz, que têm sido grande apoiadora da amfAR.

Continua após a publicidade

A Fundação tem o objetivo de encontrar uma base para a cura do HIV até 2020. Você acredita que isso é algo alcançável?

A amfAR lançou a “Contagem Regressiva para Cura” por nunca ter havido um momento mais otimista no mundo das pesquisas relacionadas ao vírus. Após 30 anos de progressos científicos, alcançamos um momento crítico em nossa missão de encontrar a cura. Hoje, a comunidade científica possui bom entendimento de que o principal obstáculo para a cura são os reservatórios ou “bolsos” do vírus que se mantêm na pessoa, mesmo depois de terem alcançado o que é chamado de “indetectável”, em relação aos níveis de HIV na terapia antirretroviral. E é de comum acordo que existem quatro principais perguntas – todas relacionadas a estes reservatórios – que precisam ser respondidas: Onde exatamente no corpo e em quais tipos de células eles estão localizados? Como eles se estabilizam e como se mantêm? O quanto de vírus eles contêm? E, finalmente, como podemos nos livrar deles da maneira mais segura possível?

+ A noite de autógrafos da Playboy de Luana Piovani

Você poderia destacar alguma atualização que a Contagem Regressiva para Cura teve recentemente

Continua após a publicidade

Anunciamos a inauguração do Instituto amfAR para Pesquisa da Cura do HIV (amfAR Institute for HIV Cure Research), que é um empreendimento colaborativo e inovador localizado na Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSJ). Este é o principal pilar do investimento de 100 milhões de dólares da amfAR na pesquisa da cura, que tem como o objetivo desenvolver base científica para a cura do HIV até o fim de 2020. Desde o lançamento da Contagem Regressiva para a Cura, em 2014, a amfAR já investiu mais de 2 milhões de dólares na iniciativa, apoiando mais de 115 cientistas em 44 instituições de pesquisa em todo o mundo.

Hoje há métodos de evitar novas infecções do HIV – mesmo em casos de sexo com parceiros soropositivos. Qual o seu posicionamento sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP)? 

A profilaxia pré-exposição (PrEP) se mostrou promissora e potencialmente uma poderosa arma contra a propagação do HIV, quando usada adequadamente como parte de um pacote preventivo ao HIV, como camisinhas, aconselhamento e testes regulares. O PrEP tem potencial de reduzir novas infecções significativamente entre as pessoas em risco. A OMS recomendou que o PrEP fosse fornecido a todos os indivíduos HIV-negativo com risco de exposição ao HIV crescente, e nós fortemente apoiamos esta recomendação.

Quais itens serão leiloados neste sexta (15)?

Continua após a publicidade

Haverá muitos itens a serem leiloados na sexta-feira à noite, incluindo a pintura única do artista brasileiro Vik Muniz, férias luxuosas na Tailândia e uma experiência VIP e lugares na fila A do desfile da Givenchy em Paris, que é um dos eventos mais cobiçados no mundo da moda. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.