Excesso de ônibus e manobristas espaçosos tumultuam a Aspicuelta

Epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, rua reúne dezenove bares apenas no trecho entre a Mourato Coelho e a Fidalga

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mourato Coelho e Fidalga. Nos fins de semana, eles atraem por dia um público estimado em 4.000 pessoas. A via é estreita (9,6 metros de largura), tem mão dupla e um congestionamento infernal, agravado pelo trabalho dos espaçosos manobristas, que param os carros dos clientes em fila dupla. Como se não bastasse, a cada dois minutos e meio passa um ônibus por ali — a Aspicuelta faz parte do itinerário de seis linhas. Impacientes, os motoristas dos coletivos tiram finas das calçadas, buzinam diante do congestionamento e não raro, derrubam motos estacionadas e esbarram nos automóveis parados no meio-fio.

+ A novela sobre o tombamento da Vila Madalena

+ Vila Madalena: reduto baladeiro

+ Os melhores bares da VIla Madalena

+ Conheça os melhores restaurantes da Vila Madalena

 

“No fim do ano passado, deixei o carro com um serviço de valet, e, quando me devolveram, ele estava com a lateral toda amassada”, conta o empresário Gabriel Mello. Para evitar entregar o veículo na mão de um desconhecido, há quem prefira batalhar por uma vaga na rua. A escolha também é arriscada. “Recentemente, um ônibus arrancou o espelho retrovisor do meu jipe”, indigna-se o empresário Caetano Tibiriçá. Para não ter surpresas desagradáveis no fim do programa, habitués do reduto estão preferindo desembolsar um dinheiro a mais (leia-se no mínimo 18 reais) para garantir um cantinho nos estacionamentos. “Não penso duas vezes. Apesar do gasto, é a melhor saída”, diz a arquiteta Tamara Toledo, que vai, semanalmente, desfrutar o agito local em seu Honda Fit.

Bar Olivia - Aspicuelta - Trânsito 2261

Bar Olivia – Aspicuelta – Trânsito 2261

Diante de tantos problemas, donos de bares e moradores da região iniciaram um movimento para tirar de lá os coletivos. “Até maio, vamos concluir o projeto de reurbanização da Vila Madalena, que inclui a substituição dos veículos grandes por micro-ônibus e a transformação da Aspicuelta em rua de sentido único”, afirma Flavio Pires, proprietário do bar Quitandinha e diretor da Associação de Gastronomia, Entretenimento, Arte e Cultura da Vila Madalena (Ageac). “O nosso primeiro plano foi aprovado em 2008 pela prefeitura. Mas, por motivo desconhecido, nunca foi executado”, completa ele. A Secretaria Municipal de Transportes diz que estuda fazer a troca da frota por coletivos menores, mas não tem ainda previsão de implantação do novo sistema. “Algo precisa ser feito, pois a região está ganhando novos bares e não comporta mais o mesmo planejamento de dez anos atrás”, afirma o executivo Wilham Castro, que há 32 anos vive no bairro.

Flavio Pires sócio do Quitandinha - Aspicuelta Trânsito 2261

Flavio Pires sócio do Quitandinha – Aspicuelta Trânsito 2261

Até o fim da década de 80, as ruas dali eram relativamente tranquilas. Um marco da transformação da vida noturna foi a inauguração do bar Olivia, em 1990, na Aspicuelta, no mesmo ponto onde hoje funciona o Posto 6. Logo em seguida, o Quitandinha, o mais antigo boteco em funcionamento na rua, também abriu suas portas. “No começo, eu conhecia todos os meus clientes, pois eles moravam nos arredores”, lembra Pires. Os negócios ficaram mais acelerados a partir de 2000, com a chegada de vários estabelecimentos e de um público vindo de mais longe.

Somente nos últimos cinco anos, foram inaugurados onze bares no trecho de 230 metros entre a Mourato Coelho e a Fidalga. “Hoje, a Vila é um ponto turístico por onde circulam pessoas do mundo todo”, diz o jornalista Fernando Costa Netto, sócio do Posto 6. “A valorização do bairro como um excelente reduto boêmio é importante para a cidade, e o agito característico deve ser preservado”, defende ele. “Mas é urgente que o movimento seja organizado de modo a evitar acidentes e problemas mais graves.”

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s