Conheça a rotina de blogueiras e musas fitness

Gabriela Pugliesi, Juju Salimeni, Karina Bacchi e outras celebridades que ganham até 200 000 reais por mês dando dicas de boa forma

Os atletas costumam resumir o massacre diário a que submetem seu corpo nos treinos com a expressão “no pain, no gain”. Sem dor, sem vitórias. Categoria profissional em ascensão no universo esportivo da cidade, as musas fitness, como são chamadas as mulheres capazes de mobilizar multidões nas redes sociais com dicas de boa forma e de produtos de beleza, poderiam adotar um lema diferente: não existe almoço grátis. Expoente da área, a blogueira Gabriela Pugliesi, de 29 anos, não paga academia, intervenções estéticas, viagens, tratamentos em spa, roupas, sapatos, acessórios, joias, balada nem refeições. Nesse escambo da era digital, até a ração de seu pitbull Buda sai “na faixa”.

+ Os dez mandamentos da musa fitness

Como moeda de troca, exibe os produtos e serviços na internet. Somente no Instagram possui cerca de 1,5 milhão de fãs. Nem tudo é permuta. As empresas vão atrás do público enorme que curte sua rotina, da foto em que aparece acordando em seu flat do Morumbi com o novo namorado ao vídeo que a mostra fazendo agachamento. Com ações patrocinadas (um post do tipo pode custar 10 000 reais), ela fatura mais de 100 000 reais por mês. Recomenda exercícios, dietas, suplementos, looks, academias, médicos, hotéis… “São novas ‘Midas’: os artigos que divulgam vendem como água”, explica Rafael Coca, sócio daa gência Spark Inc., especializada em publicidade digital.

As credenciais para esse trabalho? Ostentar um corpo musculoso e, na maioria das vezes, uma vasta cabeleira loira. A principal ferramenta de trabalho é o smartphone. Estudar seriamente nutrição e educação física? Isso elas não curtem. Gabriela estudou desenho industrial e trabalhava como gerente de um e-commerce. Em 2013, largou o salário de 5 000 reais. Hoje, ganha vinte vezes mais. Conquistou as pessoas nas redes sociais com fotos bonitas e hashtags como #bumbumnanuca. Na segunda quinzena deste mês, vai estrear na TV no quadro Desafiados do Caldeirão, do programa de Luciano Huck, na Globo. “Desde criança sonho em ser apresentadora”, conta.

+ Gabriela Pugliesi: “Não sou pivô de mais uma separação”

A concorrência no mercado de musa fitness é feroz e só aumenta. Os perfis que contabilizam o maior número de seguidores são os das webcelebridades que topam exibir o corpo e a vida pessoal como um reality show. A ex-panicat Juju Salimeni é campeã de faturamento (aproximadamente 200 000 reais por mês). Apresentadora assistente do Legendários, da Record, ela participou de uma série no programa que mostrava seu dia a dia até subir ao altar com o personal trainer Felipe Franco, no fim do mês passado, em São Paulo. Os dois “pagaram” flexão de braço até no quarto do casal.

capa024

capa024

+ Juju Salimeni faz procedimento para afinar cintura e mostra ‘antes e depois’ na internet

Na onda desse fenômeno, famosas acostumadas com os holofotes, como atrizes, modelos, apresentadoras e socialites, começaram a surfar às braçadas. “Sou acionista da TV Bahia e poderia ter um programa lá, mas ganho mais na internet”, afirma Carol Magalhães, neta do político Antonio Carlos Magalhães. Ela tentou as carreiras de modelo, atriz e apresentadora. “Malho muito e não como besteira, por causa da morte do meu pai”, conta. O ex-deputado Luís Eduardo Magalhães faleceu ao sofrer um infarto, aos 43 anos, em 1998. Atlético, ele corria 15 quilômetros todos os dias, mas não dispensava os prazeres da culinária baiana. “Peguei trauma. Hoje, acho melhor ser chamada de anoréxica que de gorda”, conta Carol. Nas redes sociais, suas costelas salientes no abdômen (a tal barriga negativa) e seus 10% de gordura corporal chamam atenção. “Sou saudável e capaz de correr uma maratona”, afirma.

+ Carol Magalhães é criticada por magreza em foto e discute com seguidora

A atriz Karina Bacchi aderiu à moda há dois anos. Criou uma conta no Instagram e um blog nos quais ensina sua dieta e seu treino passo a passo. Entre as blogueiras de moda, Lalá Noleto foi a primeira a mudar de rumo. Achava-se enorme com 1,65 metro de altura e 64 quilos. Em 2011 entrou num spa. “Não poderia ficar longe das minhas fãs, então decidi postar meu dia a dia lá.” Nas fotos da hashtag #projetolalanoleto, só entram outras blogueiras e celebridades. “Quando coloco amigas ‘cheinhas’, o pessoal critica, diz que elas são feias, aí eu fico com vergonha e deleto o post”, justifica Lalá.

Fot¢grafo Fabio Cerati_2

Fot¢grafo Fabio Cerati_2

+ Karina Bacchi mostra selfie sem maquiagem e internautas aprovam

Mulheres bonitas, ambiciosas e competitivas disputando o mesmo espaço… Só podia dar em briga. No quesito barracos virtuais, Gabriela Pugliesi salta na frente de novo. Há dois meses, engatou um namoro com o modelo Erasmo Viana. Na última semana, eles assumiram a história em um post no Snapchat. A ex de Erasmo é Rachel Apollonio, estudante de engenharia e também musa fitness, que ficou furiosa ao ser passada para trás. A confusão se tornou pública. “É mais fácil pôr a culpa em mim do que admitir que foi deixada”, afirma Gabriela, no estilo “beijinho no ombro”. Antes de Erasmo, ela foi casada cinco anos com o personal trainer Thiago Pugliesi. Terminou esse relacionamento para ficar com Ricardo Barbato, professor de mahamudra ioga. Na época, o instrutor era marido da publicitária americana Leslie Richman. A gringa virou inimiga e concorrente de Gabriela: há dois meses, largou o emprego em Los Angeles e alugou um apartamento no bairro da Pompeia. Decidiu ser também musa fitness.

Um capítulo obscuro desse folhetim foi o fim do namoro de Gabriela com Barbato. Em uma tarde no início de agosto, ela despachou o muso de casa. Ele teve poucos minutos para fazer as malas e tirar cada sunga e boné do loft do Morumbi. “Ricardo traiu minha confiança. Não foi por dinheiro ou contratos”, limita-se a dizer Gabriela. Outra mulher dividindo o supino? “Não quero me estender. Ele não pode se projetar ainda mais às minhas custas.” Na quinta (1º) rolou um novo capítulo da novela. Barbato postou no Instagram uma foto em que aparece abraçado por duas loiras. E o clique aconteceu durante a última viagem romântica do ex-casal. Gabriela reagiu minutos depois, via Snapchat. “O que tem de gente babaca no mundo é incrível, às vezes a gente faz caridade na vida”, desabafou.

+ As papinhas infantis preparadas por chefs

As polêmicas das garotas dessa área não se limitam à vida amorosa. Valdir Fregolon, coordenador do Conselho Regional de Educação Física, diz que recebe pelo menos 100 denúncias por mês contra as blogueiras. “As pessoas que copiam esses treinos sem orientação podem desenvolver graves problemas”, alerta. Em agosto, nove fãs de Gabriela Pugliesi passaram mal depois de consumir uma farinha para secar barriga recomendada por ela. Denunciaram no Conar e a blogueira recebeu advertência do órgão. Gabriela conta que aprendeu com os erros. “Minha página é um diário. Não induzo ninguém a repetir o que faço.”

Há dois anos, a jornalista Maria Eugênia Bispo ficou paraplégica ao tentar copiar uma abdominal mirabolante das blogueiras. Passou por cirurgias e correu o risco de nunca mais andar. Depois de quatro meses, saiu de cadeira de rodas, mas até hoje se esforça para recuperar totalmente os movimentos. Maria Eugênia decidiu postar sua recuperação nas redes sociais. Fechou parceria com sua academia de ginástica e o centro de fisioterapia. Não paga os locais, em troca de mostrar exercícios de restabelecimento. Criou, dessa forma, uma nova categoria de musa fitness.

A “MIDAS” DO MERCADO

Gabriela Pugliesi

Formação: designer

Shape: 29 anos, 1,70 metro de altura, 60 quilos e 15% de gordura corporal

Seguidores: 1,5 milhão no Instagram

Faturamento: mais de 100 000 reais por mês. É considerada no mercado publicitário a principal formadora de opinião do ramo

Peso que carrega: ganhou o apelido de PuBliesi, por exagerar nos publiposts (anúncios no Instagram), além de se envolver em barracos com outras colegas. É acusada de “acabar” com um namoro e um casamento

Como se define: “Sou desencanada, instintiva e não tenho papas na língua”

DE MODELO A SARADA DE PLANTÃO

Karina Bacchi

Formação: atriz (não fez faculdade)

Shape: 38 anos, 1,67 metro de altura, 58 quilos e 11% de gordura corporal

Seguidores: 850 000 no Instagram

Faturamento: 28 000 reais por mês, aproximadamente

Peso que carrega: o de ter exagerado no Botox, além de ensinar séries de exercícios mesmo sem conhecimento técnico. Ela diz que nunca fez intervenção estética no rosto (“só uma lipo para perder barriga”) e que conta com a ajuda de profissionais da área para dar dicas em seu blog

Como se define: “Disciplinada. Como batata-doce até no café da manhã”

CINTURA FINA

Carol Magalhães

Formação: economista

Shape: 36 anos, 1,67 metro de altura, 51 quilos e 10% de gordura corporal

Seguidores: 310 000 no Instagram

Faturamento: até 100 000 reais por mês

Peso que carrega: é chamada por muitos de anoréxica

Como se define: “Sigo um padrão europeu e não acho bonito mulher grande ou muito sarada”

carol002

carol002

DA MODA ÀS ACADEMIAS

Lalá Noleto

Formação: advogada

Shape: 31 anos, 1,65 metro de altura, 55 quilos e 15% de gordura corporal

Seguidores: 725 000 no Instagram

Faturamento: cerca de 100 000 reais por mês

Peso que carrega: é criticada por ter emagrecido demais. Devido à proporção entre acabeça e o corpo, ganhou o apelido de “minicraque da Coca-Cola” nas redes sociais

Como se define: “Perdi 10 quilos, mas sempre acho que preciso melhorar mais”

lala003

lala003

UMA BELEZA DE MÚSCULOS

Juju Salimeni

Formação: administradora de empresas

Shape: 29 anos, 1,69 metro de altura, 67 quilos e 12% de gordura corporal

Seguidores: 6 milhões no Instagram Faturamento: até 200 000 reais por mês com produtos populares

Peso que carrega: sua fama é ter aumentado os músculos com anabolizantes (ela nega)

Como se define: “Uma mulher brasileira, com coxona, pernão, bumbum grande…”

AUTOAJUDA EM TRAIÇÃO

Leslie Richman

Formação: publicitária

Shape: 28 anos, 1,72 metro de altura e 53 quilos (jura que nunca mediu sua gordura corporal)

Seguidores: 54 000 no Instagram

Faturamento: ainda busca o retorno dos 5 000 dólares investidos na mudança de Los Angeles para a capital paulista neste ano

Peso que carrega: a traição de seu ex-marido, Ricardo Barbato, com Gabriela Pugliesi se tornou pública. Depois do episódio, decidiu viver em São Paulo e entrar no mercado da rival

Como se define: “Sou forte em todos os sentidos. Passei por um baque e agora quero inspirar mulheres a dar a volta por cima e ficar lindas”

_DSC0867

_DSC0867

Dez passos para brilhar na área

1. Diga que foi gorda um dia (vale até mostrar a barriguinha de infância), mas já faça sua estreia nas redes ostentando um tanquinho

2. Mostre seus exercícios mais excêntricos: faça aeróbica de salto alto, pendure-se em barras de ferro, equilibre-se em pranchas…Quanto mais malabarismos, melhor

3. Poste todas as suas refeições. Ovos e quinoa são obrigatórios. Alimentos com glúten e lactose ficam de fora. Se algum seguidor se machucar ou passar mal, diga que sua rede social é um diário aberto e nunca estimulou ninguém a ser como você

4. Não tenha medo de se expor: mostre seu namorado com o abdômen trincado na sua cama, a viagem romântica, a malhação na academia ao lado de outras celebridades, a balada com os amigos saradões e saudáveis. Mas lembre-se: todos ali precisam seguir os padrões de beleza ou ser famosos

5. Nesse reality show das redes sociais, é possível acumular encrencas, como engatar um relacionamento com o bonitão de outra musa. Tudo bem. A mulher fatal e a webcelebridade traída recebem holofotes

6. O status de musa chega quando aterrissam presentinhos e convites na portaria. Pega bem exibir nas redes marcas famosas como Nike, Sephora, Arezzo… Você não vai receber dinheiro por isso, mas não vai precisar mais comprar tênis, maquiagens, sapatos…

7. Nunca esqueça de marcar colaboradores em hashtags: spa, hotel, companhia aérea, dermatologista, dentista, personal trainer, supermercado, pet shop, hortifrúti… Assim, nunca perderá “presentinhos”

8. Se a marca do “agradinho” for de qualidade duvidosa, só publique o post se caírem pelo menos 2 000 reais em sua conta bancária. Caso contrário, deixe os produtos no armário ou doe para amigas

9. Engravidou? Exiba uma barriga de gestante tanquinho. Mostre seu parto, seu bebê e volte aos treinos logo após sair do hospital

10. Perdeu um cliente, o namoradoou teve qualquer revés na vida?Poste algo como “no pain, no gain” comuma foto sua numa expressão triste.Beleza põe a mesa em todas as ocasiões

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Valeria Terena

    Incrível!