Livro traz fotos e curiosidades sobre a Represa de Guarapiranga

Em 219 páginas, obra da Fundação Energia e Saneamento reúne 240 imagens hitóricas

Em 1909, a São Paulo Tramway Light and Power Company finalizou a construção de um lago artificial e de uma barragem (à época, a maior do Hemisfério Sul) no extremo da Zona Sul, a 37 quilômetros do centro, para ampliar a oferta de energia elétrica na capital. Duas décadas depois, surgiram por ali loteamentos, que iriam evoluir para bairros como Interlagos, e clubes náuticos, que ofereciam aos paulistanos novas opções de lazer.

+ Área do Clube de Regatas Tietê será transformada em centro esportivo

O centenário da represa, comemorado há cinco anos, ganha agora uma homenagem por meio do livro Guarapiranga 100 Anos (Fundação Energia e Saneamento,  219 páginas, 60 reais), lançado nesta semana. A obra reúne 240 fotos históricas, a maioria delas inédita, recolhidas de acervos particulares. Entre as imagens, destacam-se as do hidroavião Jahú, pilotado pelo paulista João Ribeiro de Barros, que em 1927 completou uma travessia de doze horas pelo Atlântico Sul, desde Cabo Verde, na costa africana. Segundo jornais da época, 40 000 pessoas assistiram ao pouso.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s