Líderes de audiência, trupe da “rádio rock” faz sucesso também na TV

Os radialistas que conquistaram espaço na 89 FM apresentando um talk-show de futebol e variedades adaptam a mesma fórmula para a RedeTV!

Eles fazem piada o tempo todo, zombam da cara um do outro e não perdem a oportunidade de ridicularizar o time do amigo. O que seria uma cena comum entre bons companheiros é potencializado pelos microfones da 89 FM. Os radialistas Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardo Mendonça e Angelo Campos comandam o programa Quem Não Faz Toma e atraem cada vez mais ouvintes interessados em uma boa dose de humor juvenil, misturando comentários sobre futebol e curiosidades do universo pop. “Se quiser ouvir notícias, é melhor ver o William Bonner”, brinca Tatola, espécie de líder do grupo. “Não queremos saber se o Neymar treinou, mas, sim, se ele saiu com os amigos em Londres.”

+ Felipe Melo: “Se não fosse jogador, teria sido assassino”

A atração estreou em maio de 2012 e tornou-se um dos carros-chefe da rádio rock, como a emissora é conhecida. Transmitido diariamente entre as 19 e as 20 horas, o talk-show de variedades virou o atual líder de audiência na Grande São Paulo em seu horário, com média de mais de 112 200 ouvintes por minuto. Dados do Ibope mostram que, entre janeiro e março deste ano, eles superaram as concorrentes Band FM e Transcontinental.

Encrenca_14

Encrenca_14

Nos sessenta minutos de conversa, a trupe intercala as pilhérias com as propagandas de nove anunciantes, mensagens de ouvintes e 130 vinhetas. Em uma delas, usam o hit NheNheNhem, da cantora mirim Maisa, para caçoar das pessoas que se alongam em um enfadonho “mimimi”. Em 2014, graças à repercussão positiva do negócio, o grupo utilizou uma fórmula parecida para pôr no ar o Encrenca, um dominical na RedeTV! que ocupa o vazio deixado na grade de programação da casa pelo Pânico na TV

+ Desenho do Senninha entra na programação da TV aberta

A atração pilotada por Emilio Surita migrou para a Band em 2012 e, hoje, concorre com o pessoal de Tatola no mesmo horário. “Criamos um programa para a família”, alfineta o vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho. Com o cenário colorido e pessoas fantasiadas, o Encrenca investe em incontáveis vídeos recebidos pelo WhatsApp, no quadro Zap Zap. “O coração do programa é uma versão moderna das videocassetadas do Faustão, um fenômeno de audiência e longevidade”, analisa o repórter e crítico de TV do UOL Mauricio Stycer.

No domingo (24), a turma alcançou o maior ibope da emissora dos últimos cinco anos. Foram 8,6 pontos no pico e uma média de 5,9 pontos (cada ponto equivale a 69 000 domicílios na região metropolitana). Entre outras coisas que alavancaram a audiência, foi exibido um vídeo de um menino autista cantando ao lado do pai uma música do Coldplay. “Choramos, emocionados”, conta Dennys.

Programa Pânico na Band

Programa Pânico na Band

Sem roteiro definido, o quarteto afirma que o maior trunfo é o entrosamento. Eles se conhecem há mais de quinze anos e trouxeram para a rádio e a TV a espontaneidade dos bate-papos após as peladas que jogam às segundas. “A gente é tosco assim mesmo”, diverte-se Tatola. “Não tem personagem, é tudo natural”, completa Ricardinho. No estúdio, Tatola faz o meio de campo, dá o ritmo (acelerado, diga-se) e passa a bola para os colegas.

Alvo principal da zoeira dos parceiros, Dennys arranca risadas com seu jeito desligado, meio abobalhado, e as caneladas no inglês — os parceiros não perdoam quando o escutam tentar pronunciar o nome da equipe Manchester United. Angelo, o Negão, como é chamado pelos seus pares, é o fofo engraçado e Ricardinho cuida das redes sociais, anunciando os recados enviados pelos fãs. 

+ Destaque na cobertura política, Renata Lo Prete ganha mais espaço na TV

O sucesso rendeu dois convites recentes para trocarem de canal. Pesou na decisão de permanecer onde estão a liberdade que gozam na empresa e um contrato longo. “Inicialmente, fizemos um acordo de um ano, mas, quando ele estava para vencer, o Marcelo de Carvalho pediu que ficássemos até 2018”, diz Tatola. A preocupação no momento é injetar ideias novas nas atrações. Na última semana, levaram ao ar na 89 FM uma radionovela sobre vampiros, e têm trazido cada vez mais convidados para ser entrevistados. Para evitar o esgotamento da fórmula, o time sabe que não pode jogar na retranca.

QUEM É QUEM NA TRUPE:

Tatola Godas › Palmeirense, 52, trabalha como radialista há trinta anos. É vocalista da banda de rock Nem Liminha Ouviu e também apresenta o Show do Tatola, na 89 FM

Dennys Motta › Paulistano, 37, largou a faculdade de direito para trabalhar com música. É sócio de Tatola no food truck Merenda de Rua. Não torce para nenhum clube de futebol

Ricardinho Mendonça › Corintiano e nascido na capital paulista, tem 50 anos e é formado em rádio e TV pela Faap. Trabalha desde 1985 em rádios e teve passagem pela MTV

Angelo Campos › São-paulino, de 39 anos, trabalhou como office boy antes de se formar em publicidade. Passou por rádios, gravadoras e atuava com a promoção de artistas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s