Primeiro encontro bem sucedido: o que não fazer

Pode batom vermelho? A taça de vinho está liberada? E reclamar do chefe? Dicas de especialistas para conquistar a pessoa desejada

Não existe uma fórmula matemática para relacionamentos e primeiros encontros. Mas é sempre bom descobrir alguma dica do que não fazer na primeira vez em que você e aquele(a) pretendente mais sério saírem. Com a ajuda de consultores, VEJA SÃO PAULO elaborou um pequeno guia com toques valiosos para evitar gafes e aquele “climão” nessas situações. Quem sabe eles também não garantem uma noite com final feliz? 

+Tudo para aproveitar o Dia dos Namorados

+ Solteiros: o que fazer neste fim de semana

+ Xaveco Virtual: mande já o seu

Escolha antes o lugar

Evite surpresas. Combine previamente aonde ir com seu acompanhante. Saber o que vestir e o que esperar diminui o possível nervosismo. “Não leve a uma ópera se não souber se o seu parceiro gosta desse tipo de espetáculo”, diz Sergio Savian, terapeuta e consultor de relacionamentos. Procure também fugir de alguns lugares. “Não leve uma pretendente a um restaurante de culinária japonesa”, indica o comediante Rafael Cortez. “Não há maior anticlímax do que devorar um temaki com as mãos. Você fica parecendo um guaxinim.” 

Vítima do guarda-roupa

E o que vestir para impressionar? A consultora de moda Isabella Fiorentino recomenda às mulheres que, além de evitar um “look” sensual demais, passem longe de um visual muito fashionista. “Homens não entendem a moda e podem achar suas roupas estranhas”, explica. “O ideal é escolher apenas uma tendência e investir.” De acordo com Isabella, o batom vermelho está liberado, desde que passe uma imagem moderna.

A dica para os homens é deixar o tênis esportivo para a academia. “All Star ou calçado semelhante até pode, mas depende da ocasião”, complementa a consultora. Seguindo a linha antiesportiva, Rafael Cortez aconselha a não usar camisetas de times de futebol. “Isso mostra que, mais cedo ou mais tarde, a moça será trocada por uma bola”, diz.  

Não fale demais

Para o encontro fluir sem maiores imprevistos, fuja dos assuntos muito polêmicos. “Não fale mal dos outros, faça muitas críticas ou reclame da vida”, orienta Savian. Para a jornalista e especialista em etiqueta Claudia Matarazzo, um tópico que jamais deve der mencionado, são os ex-namorados. Elogios são sempre bem-vindos, mas cuidado com eles. “Não fale que a garota é a cara da sua mãe”, orienta Cortez. 

O que não fazer no primeiro encontro

O que não fazer no primeiro encontro

Celular à vista

“A ideia que queremos passar é de que estar com a pessoa é mais importante. Por isso, celulares devem estar sempre desligados”, diz Claudia. Já Isabella é menos radical. “O aparelho pode ser colocado no modo vibratório e deixado na bolsa.”  

O que não fazer no primeiro encontro

O que não fazer no primeiro encontro

Não abuse

Tenha parcimônia em tudo. Corra de excessos como falar sem pausas, usar perfumes muito fortes ou beber demais. “Claro que um vinho, ou mesmo cerveja, é natural em um encontro, mas vodka com energético já é ir muito longe”, diz Isabella. 

E a conta, quem paga afinal?

Isabella Fiorentino dá uma dica: “leve a algum lugar que você possa oferecer qualquer item do cardápio sem passar aperto, mesmo que seja algo mais simples”. Claudia Matarazzo recomenda que quem convidou deve pagar a conta inteira. “Se foi a mulher quem fez o convite, não tem problema se ela pagar”. Mas, se o homem insistir em pagar o valor total, a garota pode aceitar. Afinal, o cavalheirismo ainda não morreu.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s