Primeira viagem do Metrô de São Paulo aconteceu há 40 anos

Entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, Linha 1 – Azul foi inaugurada em setembro de 1974

Há quarenta anos, o trecho de 6,5 quilômetros entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, na Linha 1 – Azul, sediava a primeira viagem metroviária do país. A bordo, viajou uma comitiva de autoridades, entre elas o governador, Laudo Natel, o prefeito, Miguel Colassuono, e o ex Paulo Maluf.

+ Aos 130 anos, Santa Casa busca recursos para saldar dívidas

A cerimônia de inauguração, em 14 de setembro de 1974, teve até desfile, com a participação da banda do Colégio Bilac. Seis meses antes, o Metrô já realizava um programa de treinamento dos futuros usuários: o objetivo era acostumar o público a utilizar os serviços e equipamentos do novo meio de transporte, como a máquina perfuradora de bilhetes, então novidade.

+ Livro traz fotos e curiosidades sobre a Represa de Guarapiranga

No início de sua operação, a rede funcionava de segunda a sexta, das 9 às 13 horas, e fechava nos fins de semana. Na época, recebia a média diária de apenas 2 858 passageiros. Hoje, 4,6 milhões são transportados nos 75,5 quilômetros da malha, composta de cinco linhas e 65 estações. Durante um dia útil, ocorrem mais de 4 500 viagens, com 74 000 quilômetros percorridos e 3 milhões de ciclos de abertura e fechamento de portas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s