Continua após publicidade

Primeira morte por dengue em 2016 é confirmada na capital

Vítima tinha 62 anos e morava na Zona Norte da cidade

Por Andreza Monteiro
Atualizado em 5 dez 2016, 11h37 - Publicado em 27 fev 2016, 21h54

O primeiro óbito causado pela dengue na cidade de São Paulo foi confirmado neste sábado (27). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a causa do falecimento de um homem de 62 anos, no dia 19 de janeiro, foi decorrente da doença. Ele morava no Tremembé, na Zona Norte de São Paulo.

A vítima procurou atendimento no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, no dia 16 de janeiro, já com os sintomas da doença. A confirmação da contaminação por dengue foi possível através de testes laboratoriais. Ainda segundo a nota, a Coordenação de Vigilância em Saúde já realizou bloqueio de criadouros no local desde a data da suspeita do caso.

Na última terça-feira (23), a prefeitura divulgou um balanço sobre a situação de transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus na cidade, durante o mês de janeiro, por meio de uma coletiva de imprensa com o secretário de saúde do município, Alexandre Padilha.

Segundo os dados divulgados, foram registrados 827 casos de dengue, contra 710 contabilizados no mesmo período em 2015. O aumento foi de 16,5%. Apenas na Zona Leste, em bairros como Lajeado e Penha, foram registrados mais de setenta casos. A região está entre os bairros têm maior incidência de dengue na capital.

Continua após a publicidade

Os pacientes com suspeita de chikungunya totalizaram 212 casos, mas o levantamento não conseguiu informar se todos contraíram o vírus na capital. Quanto à presença de zika vírus na cidade, 47 casos da doença foram registrados, mas novamente, nenhum caso autóctone (que se formou ou teve origem no lugar em que foi detectado). No mesmo período também foram contabilizados seis ocorrências de casos de microcefalia que podem ter relação com o zika.

+ Testes com vacina da dengue começam em fevereiro

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.