Novo presidente da Sabesp diz que Cantareira pode secar em março

Recém-nomeado, Jerson Kelman afirma que vai diminuir a quantidade de água retirada diariamente dos reservatórios para as casas dos paulistanos

No mesmo dia em que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu que há racionamento em São Paulo, o recém-empossado presidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou que a água que abastece a capital pode acabar em março. 

Em entrevista ao telejornal SPTV, o presidente da Sabesp disse que não há uma “situação sistêmica” de racionamento em toda a Região Metropolitana”. “Tem uma epidemia de gripe em São Paulo? Não. Mas tem gente com gripe. A pessoa que não tem água está sendo racionada, mas não é toda a população”. 

+ Justiça suspende multa por excesso de consumo de água

+ Confira as últimas notícias da cidade

Questionado se a água do Sistema Cantareira vai secar em março, Kelman disse que essa possibilidade é real. “É possível que sim. Por isso estamos fechando (diminuindo a vazão). Em condições normais, se tira do Cantareira 31 000 litros de água por segundo (para abastecer a população de São Paulo). Ontem, estavam saindo 16 000 litros de água por segunda. Hoje, já orientei para que saiam 13 000 litros por segundo”, revelou. 

Para ele, que é professor de recursos hídricos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a diminuição do fornecimento de água “não é por maldade”. “O que estou dizendo é que, se não chover (e não houver economia agora), o sofrimento da população vai aumentar”

O Sistema Cantareira abastece 61% da Grande São Paulo e está na segunda cota do chamado volume morto – espécie de “reserva do tanque” armazenada nas profundezas das represas. Nesta quarta (14), o nível dos reservatórios está em 6,3%, apesar de ontem ter chovido na região. 

+ Chove granizo e capital entra em estado de atenção

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s