Continua após publicidade

Prefeitura transfere verba da Operação Urbana para troca de semáforos

O dinheiro seria utilizado inicialmente em uma série de projetos e intervenções urbanas na região sul da capital

Por Juliana Deodoro
Atualizado em 5 dez 2016, 16h02 - Publicado em 9 Maio 2013, 13h39

A Prefeitura de São Paulo liberou 69,5 milhões de reais para a reforma e modernização de parte dos semáforos da cidade. O crédito adicional só foi possível porque a administração cortou 18,5 milhões de reais que seriam destinados a obras e instalações da Operação Urbana Água Espraiada, uma série de projetos e intervenções urbanas na região sul da capital.

Este é o primeiro grande lote de investimentos anunciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a troca de semáforos. Ao todo, a Secretaria Municipal de Transportes pretende investir 250 milhões de reais na compra de materiais e aquisição de novos equipamentos. 

A mudança, que prevê o aterramento de fios e instalação de nobreaks (fonte de energia) e controladores, evitará que semáforos parem de funcionar, especialmente em dias chuvosos. Cerca de 4 800 cruzamentos dos mais de 6 000 existentes serão contemplados.  

O especialista em engenharia de trânsito Sérgio Ejzenberg explica que essa mudança é essencial já que semáforos e fios existentes na capital se transformam em para-raios em dias chuvosos. Mas, segundo ele, apesar do alto custo, essa mudança não deveria exigir a transferência de recursos. “A CET tem uma receita de 800 milhões em multas por ano. Esse dinheiro daria de sobra para instalar os semáforos.” 

Segundo a CET, ainda neste mês será publicado o edital para a escolha da empresa que vai prestar o serviço. A execução da primeira etapa está prevista para começar em julho. O projeto só deve ser concluído em dois anos. No total serão investidos 550 milhões de reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.